ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO

Autores

  • Paula Silva Rissi Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Simone Luccas Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1830

Resumo

RESUMO
A pesquisa em questão identifica a necessidade de estudos na área da avaliação formativa, que desencadeou a produção da dissertação “Avaliação escolar: diferentes olhares acerca das práticas avaliativas”. Partindo do intuito de realizar um levantamento da existência de teses e dissertações que abordam os procedimentos avaliativos (em fases, por pares e autoavaliação), de cunho formativo, realizou-se uma Revisão Sistemática na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, tendo o método defendido por Kitchenham como subsídio norteador. A investigação parte da seleção de trabalhos que se referem a esses procedimentos e a sua prática no âmbito escolar. A busca resultou em uma pequena quantidade de estudos, relacionados aos procedimentos avaliativos, expondo a incipiência das investigações e a escassez de discussões a respeito do assunto em nosso país, ratificando a relevância em se desenvolver pesquisas voltadas para a avaliação.
Palavras-chave: Avaliação escolar. Avaliação formativa. Procedimentos avaliativos.

ABSTRACT
The research in question identifies the need for studies in the area of formative assessment, which triggered the production of the dissertation "School evaluation: different perspectives on evaluative practices". A Systematic Review was carried out at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, with the aim of evaluating the existence of theses and dissertations that deal with the evaluative procedures (in phases, by pairs and self-evaluation). defended by Kitchenham as a guiding subsidy. The investigation starts with the selection of papers that refer to these procedures and their practice in the school context. The search resulted in a small number of studies, related to the evaluation procedures, exposing the incipience of the investigations and the lack of discussions about the subject, in our country, ratifying the relevance in developing research oriented to the evaluation.
Keywords: School evaluation. Formative evaluation. Evaluation procedures.

Biografia do Autor

Paula Silva Rissi, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestre em Ensino, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduada em Letras - Português/Inglês (2013) e especialista em Estudos Contemporâneos em Literatura (2015) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de União Cultural do Estado de São Paulo (UCESP). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (2017) e em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Braz. Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Congonhinhas. Atualmente, realiza pesquisas na área da avaliação escolar, com ênfase em procedimentos avaliativos de cunho formativo. 

Simone Luccas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL (2011; 2004). Especialista em Educação Matemática - UEL (1997). Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1989; 1990). É docente efetiva da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática. É vice-coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É pesquisadora do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Ensino de Matemática, com ênfase em História e Epistemologia da Ciência e da Matemática, em Análise Qualitativa de Dados e Avaliação do Ensino e da Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Rissi, P. S., & Luccas, S. (2019). ESTUDOS A RESPEITO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS: AVALIAÇÃO EM FASES, AVALIAÇÃO POR PARES E AUTOAVALIAÇÃO. Revista Conhecimento Online, 3, 115–129. https://doi.org/10.25112/rco.v3i0.1830

Edição

Seção

Artigos Livres