A IMPORTÂNCIA DO APOIO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NA UFRRJ

Themis Moura Cardinot, Carolina de Albuquerque Correia, Priscyanne Barreto Siqueira

Resumo


RESUMO
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro possui diversos programas de bolsas de ensino, pesquisa e extensão. A grande maioria é destinada aos seus próprios graduandos, mas a bolsa de apoio técnico-acadêmico pode ser desfrutada por alunos externos que ainda estejam cursando o ensino médio. Essa bolsa destina-se prioritariamente a estudantes de baixa renda, regularmente matriculados nos cursos de graduação e no Colégio Técnico da UFRRJ e no ensino médio de colégios da cidade de Seropédica/RJ. A bolsa destina-se à realização de atividades de apoio técnico-acadêmico e de interesse institucional, abrangendo ensino, pesquisa, extensão e administração acadêmica, como uma forma de aprendizagem complementar, possibilitando ao estudante uma melhor integração à Universidade e uma formação complementar. O objetivo desse trabalho foi descrever as atividades desenvolvidas por quatro estudantes do ensino médio de Seropédica/RJ como bolsistas de Apoio Técnico-Acadêmico na disciplina de Anatomia Humana e avaliar a importância dessa experiência para a sua formação educacional e pessoal. Todas as tarefas desenvolvidas pelas bolsistas de apoio técnico-acadêmico foram destinadas ao enriquecimento das aulas da graduação dos cursos de Farmácia e de Psicologia. Mas, sobretudo, contribuiu de maneira ímpar para a formação educacional, o crescimento profissional e o amadurecimento pessoal de cada uma dessas bolsistas, que a partir da experiência obtida deram seguimento aos seus estudos. Três ingressaram no Colégio Técnico da UFFRJ, tendo concluído esse ensino técnico, e dentre estas, duas se matricularam em cursos de graduação na própria UFRRJ.
Palavras-chave: Educação. Ensino-aprendizagem. Inserção acadêmica.

 

ABSTRACT
The Federal Rural University of Rio de Janeiro has several scholarship programs for teaching, research and extension. The vast majority are intended for their own graduates, but the scholarship for technical and academic support can be enjoyed by external students who are still in high school. This scholarship is primarily intended for low-income students, regularly enrolled in undergraduate courses, at the Technical College of UFRRJ, and in high schools in the city of Seropédica/RJ. The scholarship is intended to carry out activities of technical and academic support and of institutional interest, covering teaching, research, extension and academic administration, as a form of complementary learning, enabling the student to better integrate into the University and provide additional training. The objective of this paper was to describe the activities developed by four high school students from Seropédica/RJ as scholarship holders of technical-academic support in the discipline of Human Anatomy and to evaluate the importance of this experience for their educational and personal training. All the tasks developed by the technical and academic support fellows were aimed at enriching the undergraduate classes of Pharmacy and Psychology courses. But, above all, it contributed in a unique way to the educational formation, professional growth and personal maturity of each one of these fellows, who based on the experience obtained, continued their studies. Three entered the Technical College of UFFRJ, having completed this technical education, and among these, two enrolled in undergraduate courses at UFRRJ itself.
Keywords: Education. Teaching-learning. Academic insertion.


Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.2114

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


............................................................................................................................................................................................................................

Principais indexadores/diretórios: 

Scopus          Redalyc          Capes          Redib          Doaj          Ebsco          Erihplus          Latindex  

............................................................................................................................................................................................................................
 

e-ISSN: 2176-8501

Licença Creative Commons
Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Conhecimento Online - Universidade Feevale (Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil).

............................................................................................................................................................................................................................
 
Desde 16/08/19