IDENTIDADE PESSOAL E SOCIAL DA CRIANÇA: A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS E DAS BRINCADEIRAS.

Authors

  • Raquel Dilly Konrath Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale/NH
  • Cláudia Schemes Professora Doutora em Processos e Manifestações Culturais Feevale/NH

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1538

Keywords:

Identidade. Criança. Formação pessoal e social. Brinquedos.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo abordar e analisar a formação da identidade pessoal e social da criança na Educação Infantil estabelecidos nas atuais Diretrizes e Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Procura, também, identificar a importância das brincadeiras e suas interações, dos brinquedos para o desenvolvimento da formação desta identidade e do papel do professor e da professora nesse processo. Esta pesquisa configura-se como exploratória qualitativa e tem como procedimento técnico a análise dos documentos legais como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: formação pessoal e social (BRASIL, 1998), as Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (BRASIL, 2010) e os Brinquedos e brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica (BRASIL, 2012). Entendemos que os textos e as diretrizes legais, mesmo sendo referências nacionais, são significados no seu contexto e, por mais que se procure universalizar práticas, estas só se revelam na ação dos próprios sujeitos que o compõem e lhe dão sentido e significado. Ou seja, por mais que as diretrizes ou as orientações legais sejam prescritivas e universais, quem dá sentido ao texto e ao conhecimento é o próprio sujeito que o vive.
Palavras-chave: Identidade. Criança. Formação pessoal e social. Brinquedos.

ABSTRACT
This article addresses and analyzes one of the objectives of Early Childhood Education established in the current National Curriculum Guidelines and Frameworks for Early Childhood Education, which is the formation of the child’s personal and social identity. It emphasizes the importance of the games, toys and their interactions for the development of the formation of the personal and social identity and the role of the teacher in this process.
This research is configured as a qualitative and thematic research as an analysis of legal documents as the National Curricular Reference for Childhood Education: personal and social formation (BRASIL, 1998), National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (BRASIL, 2010), The toys and games in the nursery: pedagogical guidance manual. (BRAZIL, 2012). We understand that texts and legal laws, even if they are national references, are meaningful in their context and therefore are universal practices, these are revealed in the action of more rigorous than the right of speech and meaning. That is, as rough as legal guidelines are prescribed and universal, what gives meaning to the text and to knowledge is the subject who lives.
Keywords: Identity. Child. Personal and social formation. Toys.

Author Biography

Raquel Dilly Konrath, Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale/NH

http://lattes.cnpq.br/5645572555125962

Published

2019-05-28

How to Cite

Konrath, R. D., & Schemes, C. (2019). IDENTIDADE PESSOAL E SOCIAL DA CRIANÇA: A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS E DAS BRINCADEIRAS. Revista Conhecimento Online, 2, 44–56. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1538

Issue

Section

Artigos Livres