MODELO SOCIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Caroline Becker Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Alexandre Guilherme Anselmo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1854

Resumo

Este artigo apresenta a perspectiva do modelo social como possibilidade de transcendência do modelo médico na educação inclusiva. Tem por objetivo promover uma reflexão sobre a ideia de que uma educação inclusiva implica em pensar em uma sociedade inclusiva. Apresenta ainda diferenças sobre as perspectivas dos modelos médico e social dentro da educação inclusiva e suas implicações diante dos processos inclusivos. Para analisar a temática, como referencial teórico, realizou-se pesquisa sobre estudos na área da educação inclusiva, em especial sobre perspectivas do modelo médico e do modelo social na educação inclusiva, contextualizados dentre as legislações e histórico da educação inclusiva mundial. Como conclusão, apresenta contribuições da educação, na perspectiva do modelo social, entendendo a importância das ações escolares serem pautadas nas potencialidades dos alunos e não na deficiência. Ressalta-se ainda que o modelo social transcende o modelo médico, por compreender o sujeito de forma integral, na busca de estratégias para seu pleno desenvolvimento, com respeito às diversidades das demandas e à garantia de direitos.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Inclusão. Modelo Médico. Modelo Social.

ABSTRACT
This article presents the perspective of the social model as a possibility of transcendence of the medical model in inclusive education. Its purpose is to explore the idea that inclusive education implies thinking about an inclusive society. It also presents differences on the perspectives of medical and social models within inclusive education and their implications for inclusive processes.To analyze the theme, a research was conducted on studies in the area of inclusive educationwith a special view to the medical and social model in inclusive education, considering legislations and history of inclusive education worldwide. As a conclusion, contributions of education are presented from the perspective of the social model, mastering the importance of school actions being based on students’ potential, not on their disability.It is also noteworthy that the social model surpasses the medical model because it understands the subject as a whole and pursuits strategy for their development concerning the variety of demands and guarantee of rights.
Keywords: Inclusive Education. Special Needs Education. Medical Model. Social Model.

Biografia do Autor

Caroline Becker, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Educação (PUCRS)Especialista em Neurocognição e Aprendizagem
Psicopedagoga Clínica e Institucional
Pedagoga Empresarial e Orientadora Educacional

Alexandre Guilherme Anselmo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor Doutor do PPGEdu da PUCRS, PhD Universityof Edinburgh, Reino Unido.  Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Violência, GruPEV (CNPq). 

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Publicado

2020-01-02

Como Citar

Becker, C., & Anselmo, A. G. (2020). MODELO SOCIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Conhecimento Online, 1, 90–108. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1854

Edição

Seção

Artigos Livres