USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Paulo Divino Cesar Braga Mestre em Ciências Contábeis FECAP/SP. Professor na Universidade Estadual de Goiás (Aparecida de Goiânia, Goiás/Brasil). E-mail:paulocontabil@uol.com.br
  • Marcos Reinaldo Severino Peters Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo/SP. Professor e Pesquisador na Fundação Escola de Comercio Alvares Penteado (FECAP/SP)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1470

Palavras-chave:

Contabilidade. Ensino superior. Mídias. Professores

Resumo

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nas atividades profissionais, inclusive do docente. Diante deste aspecto, o presente trabalho foi proposto com o objetivo de analisar e identificar a utilização das TIC pelos docentes de um curso de Ciências Contábeis. A pesquisa foi conduzida com professores do Curso de Ciências Contábeis que lecionam em uma instituição de ensino superior de cunho estadual, localizada em Goiás. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos docentes. Por meio da análise dos resultados obtidos, observou-se que 50% dos docentes (50%) são do sexo masculino e (50%) do sexo feminino, com faixa etária superior a40 anos (60%). O nível de conhecimento sobre informática relatado pelos docentes foi intermediário em 100%. Todos tem acesso à internet e a utilizam para acesso ao e-mail e pesquisar informações na web (100%), seguido pela utilização das redes sociais (64,28%). 50% dos docentes tentam incluir software da área contábil em suas práticas e citam a necessidade da formação do profissional da contabilidade apto a trabalhar com as TIC. Quanto, às dificuldades relatadas incluem a dificuldade em utilizar as tecnologias existentes (64,28% que não tiveram formação acadêmica para a prática pedagógica) e a infraestrutura inadequada. Os docentes são proativos frente à TIC e possuem familiaridade com uso da informática, mas concordam que com maior investimento na infraestrutura da instituição e formação profissional aumentaria a adoção das tecnologias de forma adequada nas atividades acadêmicas relacionadas à formação do contador.

Biografia do Autor

Paulo Divino Cesar Braga, Mestre em Ciências Contábeis FECAP/SP. Professor na Universidade Estadual de Goiás (Aparecida de Goiânia, Goiás/Brasil). E-mail:paulocontabil@uol.com.br

Mestre em Ciências Contábeis FECAP/SP. Professor na Universidade Estadual de Goiás (Aparecida de Goiânia, Goiás/Brasil). E-mail:paulocontabil@uol.com.br

Marcos Reinaldo Severino Peters, Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo/SP. Professor e Pesquisador na Fundação Escola de Comercio Alvares Penteado (FECAP/SP)

Contábeis pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é Professor Doutor e Pesquisador na Fundação Escola de Comercio Alvares Penteado , Professor Titular na Fundação Armando Álvares Penteado, Membro do Laboratório de Tecnologia de Informação - TECSI.

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Publicado

2019-01-11

Como Citar

Braga, P. D. C., & Peters, M. R. S. (2019). USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Conhecimento Online, 1, 16–37. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1470

Edição

Seção

Artigos Livres