USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1470Palavras-chave:
Contabilidade. Ensino superior. Mídias. ProfessoresResumo
As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nas atividades profissionais, inclusive do docente. Diante deste aspecto, o presente trabalho foi proposto com o objetivo de analisar e identificar a utilização das TIC pelos docentes de um curso de Ciências Contábeis. A pesquisa foi conduzida com professores do Curso de Ciências Contábeis que lecionam em uma instituição de ensino superior de cunho estadual, localizada em Goiás. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos docentes. Por meio da análise dos resultados obtidos, observou-se que 50% dos docentes (50%) são do sexo masculino e (50%) do sexo feminino, com faixa etária superior a40 anos (60%). O nível de conhecimento sobre informática relatado pelos docentes foi intermediário em 100%. Todos tem acesso à internet e a utilizam para acesso ao e-mail e pesquisar informações na web (100%), seguido pela utilização das redes sociais (64,28%). 50% dos docentes tentam incluir software da área contábil em suas práticas e citam a necessidade da formação do profissional da contabilidade apto a trabalhar com as TIC. Quanto, às dificuldades relatadas incluem a dificuldade em utilizar as tecnologias existentes (64,28% que não tiveram formação acadêmica para a prática pedagógica) e a infraestrutura inadequada. Os docentes são proativos frente à TIC e possuem familiaridade com uso da informática, mas concordam que com maior investimento na infraestrutura da instituição e formação profissional aumentaria a adoção das tecnologias de forma adequada nas atividades acadêmicas relacionadas à formação do contador.
Referências
BRAGA, P. D. C. et al., EaD Aplicada ao Ensino de Ciências Contábeis no Brasil. In: Anais do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, Belém, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 10/2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Brasília: CNE/CES, 2004a.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 269/2004. Alteração do Parecer CNE/CES nº 289/2003 e da Resolução CNE/CES nº 6/2004, relativa a Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Ciências Contábeis. Brasília: CNE/CES, 2004b.
CARDOSO, L. C.; SOUZA, M. A.; ALMEIDA, L. B. Perfil do contador na atualidade: um estudo exploratório. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v.3, n.3, p. 275-284, set./dez. 2006.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO INTERNET NO BRASIL (CETIC) .A evolução da internet no Brasil . 2008. Disponível em: < http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/10/pal2008fisl-04.pdf>. Acesso em 15 dez. 2017.
COELHO, K. O. et al., Perfil profissional e práticas de docência no curso de Zootecnia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA – ZOOTEC, 22, Vitória, Anais eletrônicos ...São Paulo: ABZ, 2014.Disponível em <http://www.abz.org.br/anais-zootec-2014.html>. Acesso em 20 ago. 2017.
FEY, A. F. A linguagem na interação professor-aluno na era digital: considerações teóricas. Revista Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, p. 57-77, jul. 2011.
FOREST, M. et al., A interdisciplinaridade no curso de ciências contábeis em uma instituição de ensino superior. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 12, n. 1, p. 672-681, 2014.
GALDINO, D. P. N. et al., (2014) Avaliação da aprendizagem a partir dos materiais didáticos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. 2014. Disponível em: <http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/126821.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2017.
GALERA, K. J.; FERREIRA, G. A.; GOULART, C. P. As principais habilidades, competências e procedimentos técnicos na execução da função nas organizações. Revista Contabilidade & Amazônia, v. 6, n. 1, art. 5, p. 75-91, jan./dez., 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, G.; GOSTINI, L.; CUNHA, P. R. Equações estruturais aplicadas ao grau de satisfação dos estudantes do curso de ciências contábeis: estudo em uma faculdade do sudoeste do Paraná. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 4, n. 1, p. 18-32, 2013.
GUTIERREZ, S. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de professores que cooperam em comunidades de pesquisadores. 2004. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
HOCAYEN-DA-SILVA, A. J.; ROSSONI, L.; FERREIRA J. R. I. Administração pública e gestão social: a produção científica brasileira entre 2000 e 2005. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 4, p. 655-680, 2008.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resumo Técnico do Censo da Educação em 2013. 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2017.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LAESKER, R.; CITTADIN, A. O perfil dos docentes do curso de ciências contábeis da UNESC e suas estratégias metodológicas. 2010. Periódicos UNESC. Disponível em: <http://periodicos.unesc.net/index.php/seminariocsa/article/viewFile/1416/1343>. Acesso em: 20 jul. 2017.
LAFFIN, M. De contadora docente: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade. Florianópolis: [s.n.], 2005.
LAMES, L. C. J. Docência no ensino superior: o uso das mídias digitais como estratégia pedagógica. 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, São Paulo, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação no pensamento pedagógico brasileiro. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil Professor reflexivo no Brasil: Professor reflexivo no Brasil gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MINAYO,M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 1992.
MORAIS, N. S., et al. Uma revisão de literatura sobre o uso das tecnologias da comunicação no ensino superior. Revista Prisma.com, n. 24, p. 162-185, 2014.
MORAN, J. M. Programa de formação continuada em mídias na educação. Módulo Introdutório: Integração de mídias na educação, 2007.
OLIVEIRA,D. V. Transformando a formação em vocação educacional. 2013. Disponível em: <http://www.ensinomedio.net/documents/ISBN_978-85-99697-38-2.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2017.
PAIVA, V. L. M. O.; BRAGA, J. C. F. Turmas grades e limitações tecnológicas: buscando soluções. Letras & Letras, v. 25, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2009.
PELEIAS, I.R et al. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista de Contabilidade e Finanças, v.1, p.19-32, Edição 30 anos de doutorado, 2007.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon. MCB University Press, v.9, n.5. p.97-112, 2001.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigação em ciências sociais, 4. ed. Lisboa: Gradiva, 2005.
SALLUM, W. G.; CAVALARI JUNIOR, O.; SCHIMIGUEL, J. Concepções de objetos de aprendizagem na matemática: de Jean Piaget a David Wiley. Matemática e Tecnologias. São Paulo: Terracota, 2011.
SANTOS, C. A., et al. A Estilos de aprendizagem: um estudo empírico com alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Revista Razão Contábil & Finanças, Fortaleza, v. 4, n. 2, jul./dez. 2013.
SILVA, JR. A. T., et al. 2014. Análise da concepção sobre tecnologia de alunos de cursos superiores em informática utilizando mapas mentais. In: PROCEEDINGS OF INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION. Disponível em: < http://proceedings.copec.org.br/index.php/intertech/article/view/1504 > . Acesso em: 10 ago. 2017.
SLOMSKI, V. G., et al. New technologies in higher education: possibilities and limits of distance education from the point of view of teachers who work in an accounting class room. 2014. Disponível em < http://www.tecsi.fea.usp.br/envio/contecsi/index.php/contecsi/11contecsi/paper/view/1016 > . Acesso em: 22 jul. 2017.
SOSTER, T. S. O. Uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem: estudo de um curso superior na área de administração. 2011. 134f. Dissertação (Mestrado em Administração). Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2011.
SPAGNOLO, C., et al. As tecnologias da informação e da comunicação como mediadoras no processo de formação docente: um recorte nos grupos de trabalho da ANPED–2009 A 2012. Reflexão e Ação, v. 22, n. 1, p. 203-222, 2014.
VASCONCELOS, A. F.; CAVALCANTE, P. R. N.; MONTE, P. R. Fatores que influenciam as competências em docentes de Ciências Contábeis. Veredas Revista Eletrônica de Ciências. v. 5, n. 1, p. 86-101, jan./jun. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.