BARBIECORE: UM ESTUDO DO APELO NOSTÁLGICO PÓS COVID-19 E O PODER DO FÃ COMO INFLUENCIADOR DA CULTURA POP INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v4i1.3727Palabras clave:
Barbiecore, Moda, Fã, Nostalgia, Consumo, Gerações Y e ZResumen
O presente artigo tem como objetivo entender as causas da migração do sucesso do filme Barbie (2023, Greta Gerwig) para a indústria da moda, resultando na tendência Barbiecore. Para isso, foi realizado um estudo Interdisciplinar relacionando história da moda, cultura popular, marketing, sociologia e psicologia de consumo. Assim, ao longo de seis meses foram analisados: a ligação da boneca Barbie com a moda e sua consequente influência nesse mercado, o figurino do longa e suas inspirações, o papel da nostalgia no mundo pós-pandêmico, as estratégias publicitárias usadas para promover o filme, o uso do fã como divulgador voluntário, os hábitos de consumo de moda das gerações Y e Z durante e após a pandemia de Covid-19 e as passarelas de moda nesses dois períodos. Esse estudo foi feito a partir de pesquisas Bibliográficas e Documentais (através de artigos de publicidade, moda e psicologia publicados em revistas acadêmicas, livros de sociologia, sites renomados de moda, dados fornecidos por jornais e/ou entrevistas com a equipe de produção do filme, e o próprio filme) tanto Qualitativas quanto Quantitativas e resultou na documentação da importância do conhecimento das necessidades psicoemocionais do público alvo e da predisposição de um produto à conexão com outras áreas a fim da construção de uma campanha de marketing eficaz no mercado de consumo de moda voltado às gerações Y e Z.
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