BARBIECORE: UM ESTUDO DO APELO NOSTÁLGICO PÓS COVID-19 E O PODER DO FÃ COMO INFLUENCIADOR DA CULTURA POP INTERNACIONAL

Authors

  • Maria Rosa Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Josenilde Souza Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v4i1.3727

Keywords:

Barbiecore, Moda, Fã, Nostalgia, Consumo, Gerações Y e Z

Abstract

O presente artigo tem como objetivo entender as causas da migração do sucesso do filme Barbie (2023, Greta Gerwig) para a indústria da moda, resultando na tendência Barbiecore. Para isso, foi realizado um estudo Interdisciplinar relacionando história da moda, cultura popular, marketing, sociologia e psicologia de consumo. Assim, ao longo de seis meses foram analisados: a ligação da boneca Barbie com a moda e sua consequente influência nesse mercado, o figurino do longa e suas inspirações, o papel da nostalgia no mundo pós-pandêmico, as estratégias publicitárias usadas para promover o filme, o uso do fã como divulgador voluntário, os hábitos de consumo de moda das gerações Y e Z durante e após a pandemia de Covid-19 e as passarelas de moda nesses dois períodos. Esse estudo foi feito a partir de pesquisas Bibliográficas e Documentais (através de artigos de publicidade, moda e psicologia publicados em revistas acadêmicas, livros de sociologia, sites renomados de moda, dados fornecidos por jornais e/ou entrevistas com a equipe de produção do filme, e o próprio filme) tanto Qualitativas quanto Quantitativas e resultou na documentação da importância do conhecimento das necessidades psicoemocionais do público alvo e da predisposição de um produto à conexão com outras áreas a fim da construção de uma campanha de marketing eficaz no mercado de consumo de moda voltado às gerações Y e Z.

Author Biographies

Maria Rosa, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduanda em Design de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo/Brasil). E-mail: mcoe.br@gmail.com

Josenilde Souza, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo/Brasil). Proprietária da Galeria do Conhecimento onde atua como Consultora de Imagem e Estilo e mentora. Autora do livro : Gramática da Consultoria de Imagem, Estação das Letras, 2023.

Published

2024-10-18