ENTRE DONAS E VOVÓS: AS GRANFLUENCERS E A MODA NO BRASIL

Autores

  • Débora Pires Teixeira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Glauber Soares Junior Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3204

Palavras-chave:

Moda, Idosos, Influenciador Digital

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a participação de influenciadoras com idade superior a 70 anos em interface com o mercado de moda. Metodologicamente, a pesquisa constitui-se de um estudo documental com análise de mídia social, realizada no Instagram. Foram selecionados dois perfis das granfluencers de maior notoriedade no Brasil: Vovó Izaura Demari e Dona Dirce Ferreira. A análise abrangeu o recorte temporal de janeiro de 2018 a novembro de 2022. Como resultados, tem-se que ambos os perfis tem interface com a moda e presença de publicidade nessa área. Aproximações e distanciamentos entre os dois perfis foram notados no que tange às temáticas abordadas: a forma de atuação e interação com o público, a presença da família, fotos de nudez, entre outros. A participação de mulheres longevas como granfluencers contesta a normatividade dos padrões de beleza pautada na juventude, sobretudo na sua relação com a moda. No entanto, também visa o atendimento das demandas sociais de inclusão e a visibilidade de um potencial grupo de consumidores para fins mercadológicos, sem, necessariamente, atender as necessidades do público mais velho quanto ao consumo de roupas.

Biografia do Autor

Débora Pires Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (Viçosa/Brasil). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica/Brasil). E-mail: deborapires@ufrrj.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3143-8676

Glauber Soares Junior, Universidade Feevale

Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (Viçosa/Brasil). Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: glaubersoares196@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9902-9740

Referências

AIRES, Aliana B. De gorda a plus size: a moda do tamanho grande. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2019.

AMÉRICO, Juliana. Economia prateada: a ascensão dos consumidores 60+. VC/SA, 8 fev. 2021. Disponível em: https://vocesa.abril.com.br/economia/economia-prateada-a-ascensao-dos-consumidores-60/. Acesso em: 18 abr. 2022.

BARROS, R. D. B. de; CASTRO, A. M. de. Terceira Idade: o discurso dos experts e a produção do “novo velho”. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, [S. l.], v. 4, 2002. DOI: 10.22456/2316-2171.4723. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4723. Acesso em: 16 nov. 2022.

BEAUVOIR, Simone. A velhice. 2. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1976.

BERNARDO, P.; COUTINHO PEPECE, O. M. Moda para a terceira idade: a roupa adequada para cada ocasião. Projetica, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 57–74, 2014. DOI: 10.5433/2236-2207.2014v5n1p57. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/17662. Acesso em: 16 nov. 2022.

BRANDÃO, Hermínia. A Mídia e o Idoso. In: PAPALEO NETTO, Mateus. Tratado de Gerontologia. São Paulo: Editora Atheneu, 2007. p. 823-830.

CAMARANO, Ana Amélia; KANSO, Solange; FERNANDES, Daniele. Brasil envelhece antes e pós-PNI. In: ALCÂNTRA, Alexandre de Oliveira; CAMARANO, Ana Amélia; GIACOMIN, Karla Cristina. Política Nacional do Idoso: velhas e novas questões. Rio de Janeiro: Ipea, 2016. p. 63-106.

CAMPOS, Thiago Henrique. Granfluencers: da velhice à senioridade digital. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado) – Multimédia - Especialização em Cultura e Artes, U. Porto, Porto, 2020. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/128397. Acesso em: 10 nov. 2022.

CIRILLO, Marco Antônio. A vez da terceira idade: o discurso da publicidade na construção da imagem do idoso nas revistas. 2012. 252 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/621. Acesso em: 10 nov. 2022.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS (CNDL). Três em cada dez idosos sentem falta de produtos voltados para a terceira idade. Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Disponível em: http://www.cndl.org.br/noticia/tres-em-cada-dez-idosos-sentem-falta-de-produtos-voltados-para-a-terceira-idade-mostra-spc-brasil/. Acesso em: 18 ago. 2018.

DEBERT, Guita Grin. A Reinvenção da Velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Edusp/Fapesb, 2004.

DRIGO, Maria Ogécia; PEREZ, Clotilde. Marcas, publicidade e valores relativos à periodização da vida: Possibilidades de ressignificação da maturidade adulta. Signos do Consumo, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 22-38, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v7i1p22-38. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/111267. Acesso em: 16 nov. 2022.

ELA/OGLOBO. A história de Izaura Demari, a ‘influencer’ de 80 anos que é fenômeno no Instagram. Revista ELA/O GLOBO, 30 out. 2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/ela/gente/a-historia-de-izaura-demari-influencer-de-80-anos-que-fenomeno-no-instagram-25257465. Acesso em: 15 out. 2022.

ESPINOSSI, Rosângela. SPFW: deficientes, idosa etc. desfilam com Sophia e Gavassi. Portal Terra, 18 out. 2019. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/moda/elas-no-tapete-vermelho/spfw-deficientes-idosa-etc-desfilam-com-sophia-e-gavassi,fc6532a77f127d29b0a490cecf9ecb87o940xffa.html. Acesso em: 12 maio 2022.

EUN-KYOUNG, Seo; EUN-YOUNG, Jang. Middle-Aged of the British Women’s Apparel Purchase Situation Analysis. Journal of Fashion Business, v.13, n. 3, p. 99-108, 2009. Disponível em: https://koreascience.kr/article/JAKO200933063805981.pdf. Acesso em: 12 maio 2022.

FASHION MAGAZINE NYC. Meet one of Brazil`s most famous grandmothers Izaura Demari. Fashion Magazine NYC, 15 ago. 2021, ano 24, v. 1. Disponível em: https://www.fashionmagazinenyc.com/post/meet-one-of-brazil-s-most-famous-grandmothers-izaura-demari. Acesso em: 15 nov. 2022.

FEATHERSTONE, Mike; HEPWORTH, Mike. Images of positive aging: a case study of Retirement Choice magazine. In: FEATHERSTONE, Mike; WERNICK, Andrew (org.). Images of aging: cultural representations of later life. London: Routledge, 1995. p. 29-47.

FRIGHETTO, Maurício. A vovó fashion: uma influencer e seus looks ousados. Piauí, ed. 155, ago. 2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-vovo-fashion/. Acesso em: 20 out. 2022.

GOMES, Cristiane L. P. Fatores intervenientes no comportamento de consumo em vestuário de moda feminina em loja de shopping em Curitiba. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

IBGE. PNAD Contínua. Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017. Agência IBGE, 26/04/2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017. Acesso em: 14 maio 2022.

IBGE. Séries Históricas e Estatísticas. População e Demografia. Razão de dependência por Grupos Etários. 1940 a 2050. Disponível em: https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=10&op=0&vcodigo=CD95&t=razaodependencia-grupos-etarios. Acesso em: 14 maio 2022.

JERMYN, Deborah. Pretty past it? Interrogating the post-feminist makeover of ageing, style, and fashion. Feminist Media Studies, v. 16, n. 4, 2006, p. 1-17. Disponível em: https://pure.roehampton.ac.uk/ws/files/333943/Jermyn_Pretty_past_it.pdf. Acesso em: 14 maio 2022.

KAPRALSKA, Lucja; MAKSYMOWICZ, Ágata. Images of seniors in the internet portals for the elderly. In: KIKLEWICZA, Aleksandra. Wizerunek jako kategoria teorii komunikacji, antropologii kultury i semiotyki tekstu. Olsztyn: Centrum Badań Europy Wschodniej, 2020, p. 263-275.

KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Communicare, 17 (Edição especial de 70 anos da Faculdade), p. 46-61, 2017. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Artigo-1-Communicare-17-Edi%C3%A7%C3%A3o-Especial.pdf. Acesso em: 14 maio 2022.

KARHAWI, Issaaf. Notas teóricas sobre influenciadores digitais e Big Brother Brasil: Visibilidade, autenticidade e motivações. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, v. 24, p. 1-21, jan-dez, 2021. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2182/2023. Acesso em: 14 out. 2022.

KOZAR, Joy M.; LYNN DAMHORST, Mary. Older women’s responses to current fashion models. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 12, n. 3, p. 338-350, 2008. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13612020810889290/full/html. Acesso em: 14 out. 2022.

LOPEZ Y ROYO, Alessandra Bruni. Over 50 and doing what? Reflections on being a mature. International Women, Ageing and Media Research Summer School, 23-24 July, 2014.

MACHADO, Alessandra Herpich et al. O comportamento de consumo de vestuário de um grupo de terceira idade: estudo de caso em um município do estado do Rio Grande do Sul. Espacios, v. 37, n. 5, p. 19, 2016. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n05/16370519.html. Acesso em: 14 out. 2022.

MACKINNEY-VALENTIN, Maria. Face value: subversive beauty ideals in contemporary fashion marketing. Fashion, Style & Popular Culture, v. 1, n. 1, p. 13–27, 2014.

MACKINNEY-VALENTIN, Maria. Perfectly Wrong. In: MACKINNEY-VALENTIN, Maria. Fashioning Identity: Status Ambivalence in Contemporary Fashion. London: Bloomsbury Academic, 2017. p. 31-43.

MARIE CLAIRE. Com mais de 100 mil “seguinetos”, Dirce Ferreira diz que a idade lhe trouxe Liberdade, Marie Claire Online, 26 jul. 2020. Disponível em: https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2020/07/com-mais-de-100-mil-seguinetos-dirce-ferreira-diz-que-idade-lhe-trouxe-liberdade.html. Acesso em: 02 nov. 2022.

MARTELI, Leticia Nardoni et al. Aviamentos e a vestibilidade de roupas para idosos: uma contribuição do design ergonômico. In: COLÓQUIO DE MODA, 13., Unesp, Bauru, 11 a 15 de outubro de 2017. Anais [...], São Paulo: Abepem, 2018. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202017/CO/co_1/co_1_%20AVIAMENTOS_E_A_VESTIBILIDADE.pdf. Acesso em: 24 maio 2022.

MINDMINERS. Maduros e Digitais: novos comportamentos dos 50+, 2009. MINDMINERS. Disponível em: https://mindminers.com/blog/maduros-e-digitais/. Acesso em: 15 out. 2022.

MONTEIRO, Gabriel; OYAMA, Patrícia. 100 Anos de Iris Apfel. ELLE, 30 ago. 2021. Disponível em: https://elle.com.br/podcast/100-anos-de-iris-apfel-biografia. Acesso em: 09 jun. 2022.

MOURA, Timey; SOUZA, Sandra. A velhice pelo olhar do adulto contemporâneo: Uma análise das imagens visuais de idosos na mídia. Latin American Journal of Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 117–133, 2021. DOI: 10.46814/lajdv3n1-014. Disponível em: https://ojs.latinamericanpublicacoes.com.br/ojs/index.php/jdev/article/view/187. Acesso em: 16 nov. 2022.

NARASIMHAN, Divya. Considering Your Age: A Study of How Women Above the Age of Sixty Express Themselves Through Fashion. Fashion - Scope: (Art & Design), 15, p. 42-49, 2017. Disponível em: https://www.thescopes.org/assets/Uploads/9bf8e39bd1/15.7.-N.pdf. Acesso em: 02 nov. 2022.

PALACIOS, A. da R. J.; ALVES, L. M. MODA, MÍDIA e VELHICE: considerações a partir do documentário Advanced Style. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 23-55, 2019. DOI: 10.5965/982615x12242019023. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/12290. Acesso em: 16 nov. 2022.

PERES, Luana Guimarães; KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais e marcas: um mapeamento exploratório. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER, 10., 2017. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Anais [...], São Paulo: USP, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/37579195/Influenciadores_digitais_e_marcas_um_mapeamento_explorat%C3%B3rio#:~:text=O%20objetivo%20%C3%A9%20analisar%20como,de%20seu%20canal%20no%20Youtube. Acesso em: 09 jun. 2022.

PEREIRA, Karla. Aos 72 anos, a mineira Dona Dirce vira influenciadora digital e faz sucesso na internet. Cê Viu? Rede Globo, 07 ago. 2019. Disponível em: https://redeglobo.globo.com/mg/tvintegracao/ce-viu/noticia/aos-72-anos-a-mineira-dona-dirce-vira-influenciadora-digital-e-faz-sucesso-na-internet.ghtml. Acesso em: 09 jun. 2022.

PUCCINI, Camila C.; CALZA, Márlon U.; WOLFF, Fabiane. Desenvolvimento de coleção ergonômica para mulheres acima dos setenta anos – pesquisa e resultados. In: ENPModa - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MODA, 5., 2015. Anais [...], v. 5. Novo Hamburgo: Feevale, 2015. Disponível em: https://www.feevale.br/hotsites/enpmoda/edicao-atual. Acesso em: 19 fev. 2020.

POLLINI, Denise. O envelhecimento e a moda: tecendo reflexões. Mais 60 Estudos sobre o Envelhecimento, v. 25, n. 61, p. 8-25, nov. 2014.

QUARTIERO, Rossana da Silva. Identidades potencializadas pela moda: lições para envelhecer com estilo. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Luterana do Brasil, Faculdade de Educação, 2014.

RECH; Sandra Regina; MENDES, Caroline. O branding e a Hope Lingerie. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, 25., 2015. Anais [...], Florianópolis: Udesc, 2015. Disponível em: https://www1.udesc.br/arquivos/id_submenu/2256/42.pdf. Acesso em: 15 out. 2022.

ROSA, T. E. da C.; KEINERT, T. M. M.; LOUVISON, M. C. P. Editorial. BIS. Boletim do Instituto de Saúde, São Paulo, n. 47, p. 1-3, 2009. DOI: 10.52753/bis.2009.v.33811. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33811. Acesso em: 16 nov. 2022.

RUPPENTHAL, M.; SCHEMES, C. Envelhecimento Ativo: Mulheres Maduras e suas Percepções sobre a Moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 313-333, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016313. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016313. Acesso em: 16 nov. 2022.

SCHEMES, Claudia; MONTARDO, Sandra Portella; PRODANOV, Laura Schemes. “Celebre cada dia e não olhe para o calendário”: a representação do envelhecimento no blog Advanced Style. Conexão - Comunicação e Cultura, v. 16, n. 31, p. 89-112, 2017. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4805. Acesso em: 16 nov. 2022.

SCALZILLI, G. de C. Dona Ruth e Dona Dilma: reflexões sobre as marcas do discurso machista nos usos de um pronome de tratamento. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 58, n. 2, p. 317-328, 2016. DOI: 10.20396/cel.v58i2.8647157. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8647157. Acesso em: 16 nov. 2022.

TEIXEIRA, D. P.; FARIAS, R. de C. P.; ZAMPIER, R. L. Construção da imagem do velho na mídia: representatividade ou estímulo ao consumo? Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 385-397, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n32018p385-397. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/11620. Acesso em: 16 nov. 2022.

TWIGG, Julia. Clothing, age and the body: a critical review. Ageing and Society, v. 27, n. 1, p. 285-305, 2007.

TWIGG, Julia. Clothing, aging and me. Routes to research. Journal of Aging Studies, v. 22, n. 2, p. 158-162, 2008.

TWIGG, Julia. Fashion and Age: dress, the body and later life. London: Bloomsbury, 2013.

TWIGG, Julia. Dress, Embodiment, and the Performance of Age. Fashion and Physique. Fashion Symposium, 23 fev. 2018. In: YouTube. The Museum at FIT, 09 abr. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5lbhfn36gUo&t=79s. Acesso em: 20 dez. 2020.

VASCONCELOS, Solange Maria. O “velho” na Publicidade Brasileira. Dissertação (Mestrado) UMESP - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2001.

VASCONCELOS, Nathália Nunes Teixeira. Velhos jovens: uma análise sobre a publicidade de moda e o envelhecer: estudo de caso: Iris Apfel. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3592. Acesso em: 20 dez. 2020.

VOGUE BRASIL. Conheça a influenciadora de 78 anos que faz sucesso com sua coleção de chapéus. Vogue Brasil, 14 jul. 2020. Disponível em: https://vogue.globo.com/semidade/noticia/2020/07/conheca-influenciadora-de-78-anos-que-faz-sucesso-com-sua-colecao-de-chapeus.html. Acesso em: 18 out. 2022.

Downloads

Publicado

2023-03-31