ENTRE DONAS E VOVÓS: AS GRANFLUENCERS E A MODA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3204Keywords:
Moda, Idosos, Influenciador DigitalAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a participação de influenciadoras com idade superior a 70 anos em interface com o mercado de moda. Metodologicamente, a pesquisa constitui-se de um estudo documental com análise de mídia social, realizada no Instagram. Foram selecionados dois perfis das granfluencers de maior notoriedade no Brasil: Vovó Izaura Demari e Dona Dirce Ferreira. A análise abrangeu o recorte temporal de janeiro de 2018 a novembro de 2022. Como resultados, tem-se que ambos os perfis tem interface com a moda e presença de publicidade nessa área. Aproximações e distanciamentos entre os dois perfis foram notados no que tange às temáticas abordadas: a forma de atuação e interação com o público, a presença da família, fotos de nudez, entre outros. A participação de mulheres longevas como granfluencers contesta a normatividade dos padrões de beleza pautada na juventude, sobretudo na sua relação com a moda. No entanto, também visa o atendimento das demandas sociais de inclusão e a visibilidade de um potencial grupo de consumidores para fins mercadológicos, sem, necessariamente, atender as necessidades do público mais velho quanto ao consumo de roupas.
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