A IMPORTÂNCIA DAS TURNVEREIN PARA O ESPORTE E O PUNHOBOL EM NOVO HAMBURGO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3471Palavras-chave:
Punhobol, Imigração Alemã, Esportes, Novo HamburgoResumo
Todas as modalidades esportivas, na sua essência, são precedidas de contextos históricos importantes e que contextualizam a forma como cada uma delas foi criada ou até mesmo de como se mantém até os dias de hoje. O punhobol, neste contexto, simboliza muito da cultura alemã. Compreender este fenômeno e conhecê-lo é importante para mantermos viva a cultura e a tradição da própria modalidade, que muitas vezes se confundem. Este artigo busca relatar essa relação entre a imigração alemã na cidade de Novo Hamburgo com o desenvolvimento do punhobol em uma sociedade colonizada por alemães que com o passar dos anos se tornou uma das maiores promotoras esportivas do estado. Este artigo é fruto de um recorte de uma dissertação de mestrado, que se utilizou da pesquisa Qualitativa Investigativa e de entrevistas para coletar os dados. É inegável afirmarmos que a força dos alemães fundamentou e fortaleceu a modalidade na cidade, mantendo uma tradição acesa por mais de cem anos, impulsionando atletas e perpetuando o nome do clube, do esporte e da cidade, por todos os cantos do mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 André Luis da Silva, Leandro Forell
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.