EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CRIAÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

  • Édison Trombeta de Oliveira Faculdade de Tecnologia de São Paulo
  • Mônica Cristina Garbin Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Nádia Rubio Pirillo Universidade Virtual do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3.2635

Palabras clave:

Educação, Formação de professores, Tecnologias educativas, Ensino a distância

Resumen

A pandemia de Covid-19 trouxe à tona, novamente, questões que precisam ser trabalhadas no decorrer da formação docente. Para além dos conhecimentos pedagógicos e de conteúdos específicos, é fundamental que os licenciados sejam capazes de articular no ensino, de maneira intencional e significativa, as tecnologias digitais. Neste sentido, o presente trabalho objetiva avaliar a percepção de professores sobre o uso de tecnologias e materiais didáticos digitais. A coleta dos dados se deu da seguinte forma: os sujeitos da pesquisa responderam a um questionário inicial, participaram de uma oficina sobre o assunto e depois responderam a outro questionário. Os dados coletados nos dois instrumentos foram debatidos e comparados à luz do framework teórico TPACK. Com base nas discussões realizadas, foi possível constatar que os professores não sentem dificuldades com os conteúdos específicos, o que demonstra que aspectos pedagógicos e tecnológicos precisam ser privilegiados em suas formações. Além disso, depois da realização da oficina, os professores demonstraram muito menos preocupações com questões tecnológicas, o que possibilita a dedução de que eles possuíam insegurança com o uso das tecnologias, e não necessariamente de falta de habilidades com elas.

Biografía del autor/a

Édison Trombeta de Oliveira, Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professor do ensino superior na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (São Paulo/Brasil). E-mail: edisontrombeta@gmail.com.

Mônica Cristina Garbin, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Campinas/Brasil). Professora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (São Paulo/Brasil). E-mail: monica.garbin@gmail.com.

Nádia Rubio Pirillo, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Designer Instrucional na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (São Paulo/Brasil). E-mail: nrpirillo@gmail.com.

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Publicado

2021-10-01

Cómo citar

Trombeta de Oliveira, Édison, Cristina Garbin, M., & Rubio Pirillo, N. (2021). EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CRIAÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA . Revista Conhecimento Online, 3, 127–149. https://doi.org/10.25112/rco.v3.2635