PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA POR MEIO DO PROJETO RONDON: OFICINA DE HORTA COMUNITÁRIA, COMPOSTEIRA E CONSTRUÇÃO DE CISTERNA

Autores

  • Tainã Coelho Quevedo Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.
  • Anilton Squena de Oliveira Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.
  • Lauren Machado Gayeski Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.
  • Marcelo Pereira de Barros Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.303

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação Ambiental, Integração Social, Sustentabilidade

Resumo

A agroecologia integra o conhecimento nas dimensões sociais, ambientais e econômicas. O objetivo das oficinas foi apresentar conceitos e metodologias de desenvolvimento de hortas comunitárias, bem como de reutilização de resíduos orgânicos e água da chuva, em duas localidades do Maranhão, durante a participação da Universidade Feevale no Projeto Rondon. Foram realizadas três palestras e a construção de quatro hortas comunitárias, quatro composteiras e duas cisternas em quatro escolas municipais, com a capacitação de 97 pessoas. Multiplicadores ambientais foram preparados pela participação ativa da comunidade, e técnicas alternativas para a redução de custos nas regiões menos favorecidas economicamente foram disponibilizadas.

Biografia do Autor

Tainã Coelho Quevedo, Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.

Biólogo

Anilton Squena de Oliveira, Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.

Graduando de Engenharia de Produção

Lauren Machado Gayeski, Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.

Bióloga

Marcelo Pereira de Barros, Universidade Feevale, Novo Hamburgo-RS, Brasil.

Biólogo

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Quevedo, T. C., de Oliveira, A. S., Gayeski, L. M., & de Barros, M. P. (2015). PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA POR MEIO DO PROJETO RONDON: OFICINA DE HORTA COMUNITÁRIA, COMPOSTEIRA E CONSTRUÇÃO DE CISTERNA. Revista Conhecimento Online, 2, 94–99. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.303

Edição

Seção

Artigos Livres