PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA POR MEIO DO PROJETO RONDON: OFICINA DE HORTA COMUNITÁRIA, COMPOSTEIRA E CONSTRUÇÃO DE CISTERNA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.303Palabras clave:
Agroecologia, Educação Ambiental, Integração Social, SustentabilidadeResumen
A agroecologia integra o conhecimento nas dimensões sociais, ambientais e econômicas. O objetivo das oficinas foi apresentar conceitos e metodologias de desenvolvimento de hortas comunitárias, bem como de reutilização de resíduos orgânicos e água da chuva, em duas localidades do Maranhão, durante a participação da Universidade Feevale no Projeto Rondon. Foram realizadas três palestras e a construção de quatro hortas comunitárias, quatro composteiras e duas cisternas em quatro escolas municipais, com a capacitação de 97 pessoas. Multiplicadores ambientais foram preparados pela participação ativa da comunidade, e técnicas alternativas para a redução de custos nas regiões menos favorecidas economicamente foram disponibilizadas.
Citas
BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: Conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2007.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, v. 28, 1999.
CAPORAL, F. R., COSTABEBER, J. A., & PAULUS, G. Agroecologia como matriz disciplinar para um novo paradigma de desenvolvimento rural. In: Congresso Brasileiro de Agroecologia (Vol. 3). 2005.
GUIMARÃES FILHO, C. Território de Acauã: relatório de consultoria em planejamento e gestão de políticas públicas. Petrolina, PE: Projeto FAO - UTF/BRA/064/BRA. 48p, 2005.
GUZMÁN CASADO, G.; GONZÁLEZ DE MOLINA, M. & SEVILLA GUZMÁN, E. Introducción a la Agroecología como desarrollo rural sostenible. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 2000.
HOGAN, D. J. & VIEIRA, P. Dilemas socioambientais e desenvolvimento sustentável. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.
LEÃO, A. L. C. & SILVA, L. M. A. Fazendo Educação Ambiental. Cartilha. 4ed. Recife: CPRH, 32p, 1999.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.
LOUREIRO, C. F. B. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e Educação, Rio Grande, 8, 37-54, 2003.
MARTEIS, L. S.; STEFFLER, L. M. & SANTOS, R. L. C. D. Abordagem sobre Dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas. Sergipe: Scientia Plena, 2011.
MEDINA, N. M. Formação de multiplicadores para educação ambiental. In: PEDRINI, A. G. O contrato social da ciência, unindo saberes na educação ambiental. Petrópolis: Vozes, 47-70, 2002.
PNUD. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. 2013. Acessado em: 14 de agosto de 2015. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/>
SEIFFERT, M. E. Gestão Ambiental: Instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2009.
SORRENTINO, M. De Tbilisi a Tessaloniki, a educação ambiental no Brasil. In: JACOBI, P. et al. Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, p.27-32, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.