FESTA COMPLETA, COM AFETOS E PERTENÇAS, UM ESTUDO DE CASO EM TORNO DO “FESTIVAL DA COMIDA CONTINENTE”, PORTO-PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3825Palabras clave:
Festivais, Festival da Comida Continente, Fandom, Cultura Alimentar, Cultura MusicalResumen
O universo dos festivais, para o estudo da cultura de fandoms, tem se tornado cada vez mais uma paragem obrigatória para a compreensão das dinâmicas culturais das/nas sociedades contemporâneas. Enfocando o “Festival da Comida Continente 2023” como caso emblemático, este artigo promove uma análise de como comida e música, como cernes da programação do evento, tornam-se vetores de agregação e sociabilidade para a elaboração do que alguns estudiosos têm chamado/identificado de cenas culturais (Bennett, 2004, 2014; Blum, 2001; Guerra, 2024, 2021, 2018, 2017, 2016). Importa referir que o caso em estudo levanta condições para desenharmos o conjunto de comportamentos do público do festival como o principal promotor de uma lógica de coletivização pulsante, de partilha de interesses que se inter-relacionam e se externalizam tornando-se uma fulcral parcela para a existência da cena cultural.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Diego Rebouças, Paula Guerra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.