FANDOM E PROPRIEDADE INTELECTUAL: O REGISTRO DE MARCA ENQUANTO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DE EXPRESSÕES USADAS POR FANBASES

Autores

  • Ana Clara Alves Ribeiro
  • Paula Giacomazzi Camargo

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3741

Palavras-chave:

fandom, Propriedade Intelectual, Propriedade Industrial, Marcas, Fandom slang

Resumo

Este artigo discute o papel que os registros de marca podem desempenhar no âmbito das relações entre os fãs e seus ídolos, enquanto instrumentos de proteção de expressões que são criadas, usadas e/ou difundidas nesse contexto, com foco nas fanbases de música, a partir de estudos de caso, análises de práticas de fandom e pesquisas em bases abertas de Propriedade Intelectual Embora a relação entre fandom e Propriedade Intelectual seja objeto de rica pesquisa e literatura na área dos Fan Studies, Comunicação Social e outras áreas correlacionadas, esse tema é mais frequentemente abordado sob a perspectiva dos direitos autorais, sobretudo com foco na produção de fanfiction e outras práticas de transformação de obras protegidas pela legislação de direitos autorais. Porém, pouco é explorado em relação a outra espécie do gênero Propriedade Intelectual, qual seja, a marca. Neste artigo, defendemos que algumas expressões usadas nos ambientes de fandom assumem contornos de marcas, nos termos da legislação de Propriedade Industrial, e nesse sentido, o registro de marca pode ser alternativa relevante para o uso desses ativos pelos artistas e titulares de direitos de propriedade intelectual, inclusive protegendo-os contra a exploração por terceiros estranhos à relação fã-ídolo.

Biografia do Autor

Ana Clara Alves Ribeiro

Pós graduada em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto Tocantinense de Pós Graduação (Gurupi/Brasil). Email: ana.clara.alves.ribeiro@gmail.com

Paula Giacomazzi Camargo

Pós-graduanda em Direito Digital pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio - ITS Rio, em pareceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (Rio de Janeiro/Brasil). Email: paulagcmzz@gmail.com

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Ribeiro, A. C. A., & Camargo, P. G. (2024). FANDOM E PROPRIEDADE INTELECTUAL: O REGISTRO DE MARCA ENQUANTO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DE EXPRESSÕES USADAS POR FANBASES. Brazilian Creative Industries Journal, 4(2), 84–111. https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3741