AS LIVRARIAS FÍSICAS COMO TERRITÓRIOS CRIATIVOS DA CREATOR ECONOMY E DOS BOOKTOKERS
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v4i2.3730Palabras clave:
Tiktok, booktok, booktokers, gen z, livrarias, territórios criativosResumen
O presente trabalho analisa como, na percepção de players do mercado, o TikTok e os seus criadores de conteúdo apresentam impacto direto na ressignificação das livrarias. Após analisar o conceito de territórios, aborda-se a criação de conteúdo literário e sua relação com livrarias, booktokers e creators. Após investigação no ainda restrito conteúdo disponível sobre o tema em publicações relevantes à área, realizou-se uma pesquisa Descritiva, de abordagem Qualitativa, com entrevistas em profundidade tendo ocorrido junto a acadêmicos e executivos atuantes no mercado. A análise dos resultados seguiu um paradigma interpretativista, demonstrando haver, de fato, uma mudança na forma como editoras e livrarias encaram as plataformas digitais, sob o ponto de vista do negócio, ou seja, entendendo que estas de fato se tornaram geradoras de receita para o mercado, simbolizando novas oportunidades surgidas no contexto do mercado editorial. Ao mesmo tempo, também é possível enxergar a crescente profissionalização dos creators, que conseguem, inclusive, operar praticamente como instituições de veiculação de mídia online, oferecendo serviços para diversas entidades. Observa-se, ainda, que os espaços de comunidades se mostram cada vez mais plurais, diversos e multiplataforma, criando narrativas transgeracionais e influenciando na formação de novos leitores.
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