ALÉM DO DIPLOMA: PAPEL DAS UNIVERSIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS CRIATIVOS – ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO BRASIL-PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/bcij.v3i1.3317Palavras-chave:
Trabalhadores Criativos, Economia Criativa, Profissionalização, Educação SuperiorResumo
A despeito das poucas exigências de acreditação profissional e da (tentadora) vinculação do trabalho criativo à vocação, autoaprendizado ou talento, a literatura tem mostrado que a educação superior tem importante papel no desempenho da economia criativa. Sob esta perspectiva, objetiva-se evidenciar o papel da educação superior na profissionalização de trabalhadores criativos, a partir de um estudo comparado, nas cidades de São Paulo e Lisboa. Para tanto, foi realizado estudo de caso múltiplo envolvendo três instituições de ensino brasileiras e quatro portuguesas a partir dos argumentos que fundamentam o papel da educação superior no desenvolvimento do setor cultural e criativo: teoria da classe criativa, teoria dos clusters criativos, e, por fim, teoria sobre representação nacional e identidade cultural. Resultados permitiram descortinar treze principais características da educação superior no Brasil e Portugal, bem como o papel preponderante das universidades na formação de profissionais qualificados para uma profissão dinâmica, criativa e cada vez mais interconectada com demais profissões e necessidades de mercado.
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