A IDEOLOGIA INVISÍVEL DA TECNOLOGIA DIGITAL NA ESCOLA: O CONFRONTO DE RACIONALIDADES

Autores

  • Cristina Folgado UTAD-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Maria João Carvalho CIIE-Centro de Investigação e Intervenção Educativas, UTAD-Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.3628

Palavras-chave:

Escola, Tecnologia digital, Racionalidades

Resumo

A educação passa por mudanças substanciais na esteira de rápidos desenvolvimentos tecnológicos, reconfigurando as diversas esferas da organização escolar. Considerando que as tecnologias digitais são histórica e socialmente contextualizadas, politicamente moldadas e ideologicamente situadas em diferentes agendas, sustenta-se que as visões dominantes refletem uma função ideológica embasada em neutralidade: a de uma ideologia técnica invisível, cujos valores da racionalidade e da eficiência são assumidos sem discussão, comprometendo os valores de uma escola que, ao invés de emancipar, domestica.

Biografia do Autor

Cristina Folgado, UTAD-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mestra em Ciências da Educação na área da Administração Educacional-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) (Vila Real/Portugal). Professora de física e química e coordenadora de Departamento no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia (Bragança/Portugal). E-mail: ana.ferreira@aeemidiogarcia.pt

Maria João Carvalho, CIIE-Centro de Investigação e Intervenção Educativas, UTAD-Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

Doutora em Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real/Portugal). Professora do departamento de educação e psicologia da mesma Instituição e membro integrado do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto/Portugal). E-mail: mjcc@utad.pt.

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

Folgado, C., & Carvalho, M. J. (2024). A IDEOLOGIA INVISÍVEL DA TECNOLOGIA DIGITAL NA ESCOLA: O CONFRONTO DE RACIONALIDADES. Revista Conhecimento Online, 1. https://doi.org/10.25112/rco.v1.3628

Edição

Seção

Artigos Livres