BALÉ E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS

Autores

  • Alessandra Fernandes Feltes Graduada em Licenciatura em Educação Física. Universidade Feevale. Novo Hamburgo, RS.
  • Aline da Silva Pinto Mestre em Educação. Unilasalle, Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.273

Palavras-chave:

Balé Clássico. Educação Infantil. Metodologias.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as metodologias de aula de balé clássico para a Educação Infantil, verificando os espaços destinados ao lúdico e a função simbólica. A análise dos dados apontou para a significação do balé na vida do aluno, mostrando que as professoras procuram novos recursos para ensinar e incentivar as crianças a criação e a imaginação. Consideramos que elas tentam adequar seu trabalho a este método, para que esta prática propicie para o ambiente escolar um ensino integral respeitando as individualidades de cada criança.

Abstract

The objective of this study was to analyze the classic ballet class methodologies for Early Childhood Education, checking the spaces intended for fun and the symbolic function. Data analysis pointed to the ballet significance in the life of the student, showing that teachers seek new resources to teach and encourage children to creation and imagination. We believe that they try to fit their work to this method. Thus, this practice propounds in the school environment an integral teaching, respecting the individuality of each child.

KEYWORDS: Classical Ballet. Childhood Education. Methodologies.

 

RESUMEN

El objetivo de ese estudio fue analizar las metodologías de la clase de ballet clásico para la Educación Infantil, verificando los espacios destinados al lúdico y la función simbólica. El análisis de los datos apuntó para la significación del ballet en la vida del alumno, mostrándonos que las profesoras buscan nuevos recursos para enseñar e incentivar los niños a la creación y a la imaginación. Consideramos que ellas intentan adecuar su trabajo a ese método, para que esa práctica propicie al ambiente escolar   un método de enseñanza integral, respetando las individualidades de cada niño.

PALABRAS CLAVES: Ballet Clásico. Educación Infantil. Metodologías.

Biografia do Autor

Alessandra Fernandes Feltes, Graduada em Licenciatura em Educação Física. Universidade Feevale. Novo Hamburgo, RS.

Mestranda do programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale (Novo Hamburgo) com bolsa CAPES taxas e graduada no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Feevale. Envolvida e inserida no projeto da instituição: O agendamento da Copa do mundo de Futebol no Brasil em 2014, sob a ótica dos jornais Folha de São Paulo/Brasil e El Pais/Espanha. Tem experiência na área de Educação Física, discussões de mídia, práticas sócio culturais, dança.

Aline da Silva Pinto, Mestre em Educação. Unilasalle, Porto Alegre, RS.

Formação em Licenciatura Plena em Educação Física/ lPA-RS, Especialista em Educação Psicomotora/ FAPA-RS, Mestre em Educação/ Unilasalle-RS. Atualmente atua como docente do curso de Educação Física da Universidade Feevale, é Gestora de Processos Educacionais PIBID/ CAPES na mesma instituição e foi coordenadora do curso de pós graduação em Prescrição de Exercícios Físicos. É docente do Curso de graduação em Dança: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, coordena o Projeto de pesquisa intitulado "Compartilhando Vivências: o corpo e a dança nos processos de ensino aprendizagem" e participa do Grupo de Pesquisa GEPRACO, na linha "Corpo, cultura e sociedade".

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Publicado

2015-09-16

Como Citar

Feltes, A. F., & Pinto, A. da S. (2015). BALÉ E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS. Revista Conhecimento Online, 2, 14–26. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.273

Edição

Seção

Artigos Livres