MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE

Autores

  • Thiago Luis Lopes Calmeto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • André Yves Cribb Embrapa Agroindústria de Alimentos

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.2262

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Maturidade, Sistema de Educação a Distância, Instituição Federal de Ensino

Resumo

Muitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria da prestação de seus serviços, inclusive nas instituições de ensino, pelo fato destas lidarem com o conhecimento e este ser a razão de existirem. Mas antes de implementar a GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento internamente. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de maturidade em GC do sistema de educação a distância (EaD) de uma instituição federal de ensino na região Sul Fluminense. A pesquisa foi classificada como qualitativa e quantitativa, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por questionário, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) para o contexto da EaD, aplicado aos coordenadores geral, de cursos e de tutoria do sistema, para avaliar o nível de maturidade em GC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de maturidade em GC do universo estudado é de iniciação, o que indica que, com base na classificação do modelo utilizado, se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC para a EaD e para a instituição, bem como de seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento aplicável à modalidade naquele universo.

Biografia do Autor

Thiago Luis Lopes Calmeto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestre em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica/Brasil). Analista de Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Pinheiral/Brasil). E-mail: thiagovrd@gmail.com

André Yves Cribb, Embrapa Agroindústria de Alimentos

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil). Pesquisador na Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/Brasil). E-mail: andre.cribb@embrapa.br

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Publicado

2022-02-18

Como Citar

Calmeto, T. L. L., & Cribb, A. Y. (2022). MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO NO SUL FLUMINENSE. Revista Conhecimento Online, 1, 161–188. https://doi.org/10.25112/rco.v1.2262