JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINO

Autores

  • Cristiane Luiz Paulino UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
  • Edilaine Cristina Guedes Guilherme UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
  • João Coelho Neto UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO
  • Willian Damin UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1317

Palavras-chave:

Jogos. Equação do primeiro grau. Atividades de Ensino.

Resumo

O uso de jogos didáticos pode auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, visto sua possibilidade em integração e pela facilidade de manipulação e confecção no âmbito educacional, principalmente pelas escolas públicas brasileiras, que podem utilizar materiais de baixo custo e de fácil acesso aos professores e alunos. Tendo em vista esse contexto, o trabalho visa apresentar uma sequência de atividades utilizando o jogo manipulável como recurso didático para auxiliar no processo de ensino de equações de primeiro grau. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e para a análise dos resultados obtidos com especialistas utilizou-se a luz da Análise Textual Discursiva, a fim de vislumbrar a viabilidade da utilização da sequência de atividades desenvolvidas para profissionais da área da educação. Como considerações finais, a proposta de sequência de atividades é viável na opinião dos especialistas e pode ser adaptada e aplicada por professores da Educação Básica, como forma de contribuir com o ensino e aprendizagem de Equações do primeiro grau.
Palavras-chave: Jogos. Equação do 1o grau. Atividades de ensino.

ABSTRACT
The use of didactic games can help in the Mathematics’ teaching and learning process, considering its possibility in integration and the ease of manipulation and confection in the educational scope, mainly by the Brazilian public schools, who can use materials of low cost and of easy access to the teachers and students . In view of this context, the paper aims to present a sequence of activities using manipulable game as didactic resource to assist in the first degree equations’ teaching. This research is characterized as qualitative and the results obtained it was analyzed by the light of Discursive Textual Analysis, in order to envisage the feasibility of using the sequence of activities developed for professionals in the education’s area. As final considerations, the sequence of activities proposed is feasible in the opinion of experts and it can be adapted and applied by Basic Education’s teachers, as a way to contribute to the first degree equation’s teaching and learning.
Keywords: Games. First degree equation. Teaching activities.

Biografia do Autor

Cristiane Luiz Paulino, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.

Edilaine Cristina Guedes Guilherme, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.

João Coelho Neto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO

Doutor em Informática - Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2014) e Mestre em Educação - Informática na Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2009). Atualmente é Professor de Ensino Superior e Pesquisador da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP CCP), docente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino - UENP CCP e líder do Grupo de de Estudo e Pesquisa GEPIEEM, cadastrado no CNPq. Atuando principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação; Processos de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais; desenvolvimento de instrumentos e estudos de tecnologias para alunos com transtornos do neurodesenvolvimento (Discalculia e Autismo) e temas relacionados à Educação, Educação Matemática (uso das TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem e na formação docente, aspectos estes envolvendo também a psicologia cognitiva. Membro do Comitê Assessor de Área (CAAs) - Ciências Exatas e da Terra da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, triênio 2017-2019. Editor-chefe da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE.

Willian Damin, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa, (2014). Doutorando pelo mesmo programa.
Professor Colaborador da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-07-11

Como Citar

Paulino, C. L., Guilherme, E. C. G., Neto, J. C., & Damin, W. (2018). JOGO MEMÓRIA DAS EQUAÇÕES: ATIVIDADES DE ENSINO. Revista Conhecimento Online, 2, 119–134. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1317

Edição

Seção

Artigos Livres