INVESTIGAÇÃO ECOPEDAGÓGICA E SUSTENTABILIDADE DA PAISAGEM NA ARIE HENRIQUE LUIZ ROESSLER (PARCÃO-NH)

Autores/as

  • Júlio Konrath Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Jairo Lizandro Schmitt Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1.2842

Palabras clave:

Ecopedagogia, Investigação, Sustentabilidade, Paisagem, Parcão-NH

Resumen

Este trabalho relata a experiência de um projeto de pesquisa-ação transdisciplinar, desenvolvido com estudantes dos Sétimos Anos do ensino fundamental, cuja meta foi integrar diferentes perspectivas disciplinares de aprendizagem de um conceito científico pouco compreendido na prática, a sustentabilidade ecológica, e instrumentalizar um plano de ação socioambiental com os estudantes. O objetivo específico das Ciências Naturais foi desenvolver um projeto de pesquisa investigativa sobre a estrutura populacional de Pinus spp, e executar uma ação de restauração ambiental da Área de Relevante Interesse Ecológico Henrique Luiz Roessler, em Novo Hamburgo-RS, Brasil (29°40’5 4’’S e 51°06’56’’W). Paralelamente, o projeto também visou a disponibilizar uma plataforma eletrônica de apoio à pesquisa, acerca de conteúdos transversais ao tema da violência, para toda a comunidade escolar. Os principais resultados da dimensão pedagógica foram: i) inventário de plantas exóticas do pátio da escola; ii) mutirão de manejo ambiental do Pinus elliotti; e iii) a produção do Objeto de Aprendizagem “explosão vegetal”. Já os principais resultados da dimensão ecológica foram: vi) a descrição da estrutura populacional e confirmação da invasão biológica de Pinus elliotti, no Parcão-NH; e v) a remoção de todas as plântulas maiores que 1,0cm de circunferência, numa área experimental de 2.500,0 m2.

Biografía del autor/a

Júlio Konrath, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutor em Ecologia pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Hortênsias (São Francisco de Paula/Brasil). Email: ecorrip@hotmail.com

Jairo Lizandro Schmitt, Universidade Feevale

Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: jairocbrs@gmail.com

Citas

ACIESP. Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Glossário de Ecologia. 2. ed. São Paulo: Publicações Aciesp, 1997. p.73 e 223.

ALVES DE SOUZA, J. V. Dicionario Crítico da Educação: Transdisciplinariedade. Revista Presença Pedagógica, Maringá, v. 19, n. 114, p. 70, nov/dez. 2013.

CAPELLATI, L.; SCHMITT, J. L. Pesquisas: Botânica, São Leopoldo, n. 60, p. 341-354. 2009.

DE SOUZA, N. C. I.; MALUFF, R. W. Flora Arbórea exótica da ARIE Luiz Henrique Roessler, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Conhecimento On-line, Novo Hamburgo, ano 6, vol. 2, p 1-15, set. 2014.

DOS SANTOS, V.; GRABOWSKI, G.; SCHMITT, J. Análise da Realização de Educação Ambiental em uma Rede Pública de Ensino: Contribuições de um Modelo Permanente e Coletivo. Historia Ambiental Latinoamericana Y Caribeña (HALAC) Revista De La Solcha, v. 11, n. 2, p. 432-468, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.32991/2237-2717.2021v11i2.p432-468. Acesso em: 01 fev. 2022.

MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H. dos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix, 2002. Disponível em: http://www.educabrasil. com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=11. Acesso em: 16 abr. 2020.

GADOTTI, M. Educar para a Sustentabilidade: uma contribuição à década para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Ed. Instituto Paulo Freire, 2008. 127 p.

KONRATH, J. Biomonitoramento das nascentes do Arroio Pampa - Programa Peixe Dourado. COMITESINOS/SMED-NH, 2012 (Prêmio de Excelência em Iniciação Científica da Fundação ABRIC). In: MOSTRATEC-Jr., 2. Novo Hamburgo, 2012. s/p.

ONU. Organização das Nações Unidas. Carta da Terra. Nova York: ONU, 2002. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/cartadaterra.pdf . Acesso em: 22 abr. 2020.

Novo Hamburgo. Decreto Municipal 4.129, de 21 de dezembro de 2009. Institui o Plano de Manejo da ARIE Henrique Luiz Roessler. Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMAM. Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, 21 dez. 2009.

NOVO HAMBURGO. Planos de Estudos de Ciências - Diretrizes Curriculares para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Documento Interno. Novo Hamburgo: SMED - Secretaria Municipal de Educação e Desporto, 2014. 39 p.

PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, M. E. de B.; MORAN, J. M. (Orgs.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005. p. 12-17. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto. Acesso em: 30 set. 2020.

SANQUETTA, C. R. (org.). Manual para instalação e medição de parcelas permanentes nos biomas Mata Atlântica e Pampa. Curitiba: RedeMAP, 2008, 39 p.

SCHLEMMER, E. Projetos de Aprendizagem baseados em problemas: uma metodologia integracionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Colabora, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 4-11, ago. 2001.

Weidle, M. L. Ecoturismo: Uma proposta para o parque municipal Henrique Luiz Roessler visando a Educação ambiental. 2008. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo, RS, 2008.

WEISHEIMER, C.; MAUHS, J.; SAUL, A. F. P. Plano de Manejo do Parque Municipal Henrique Luiz Roessler – Parcão. Documento Interno. SEMAM - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Novo Hamburgo, 1996. 29p.

Publicado

2022-02-18

Cómo citar

Konrath, J., & Schmitt, J. L. . (2022). INVESTIGAÇÃO ECOPEDAGÓGICA E SUSTENTABILIDADE DA PAISAGEM NA ARIE HENRIQUE LUIZ ROESSLER (PARCÃO-NH). Revista Conhecimento Online, 1, 119–142. https://doi.org/10.25112/rco.v1.2842