INVESTIGAÇÃO ECOPEDAGÓGICA E SUSTENTABILIDADE DA PAISAGEM NA ARIE HENRIQUE LUIZ ROESSLER (PARCÃO-NH)
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1.2842Palabras clave:
Ecopedagogia, Investigação, Sustentabilidade, Paisagem, Parcão-NHResumen
Este trabalho relata a experiência de um projeto de pesquisa-ação transdisciplinar, desenvolvido com estudantes dos Sétimos Anos do ensino fundamental, cuja meta foi integrar diferentes perspectivas disciplinares de aprendizagem de um conceito científico pouco compreendido na prática, a sustentabilidade ecológica, e instrumentalizar um plano de ação socioambiental com os estudantes. O objetivo específico das Ciências Naturais foi desenvolver um projeto de pesquisa investigativa sobre a estrutura populacional de Pinus spp, e executar uma ação de restauração ambiental da Área de Relevante Interesse Ecológico Henrique Luiz Roessler, em Novo Hamburgo-RS, Brasil (29°40’5 4’’S e 51°06’56’’W). Paralelamente, o projeto também visou a disponibilizar uma plataforma eletrônica de apoio à pesquisa, acerca de conteúdos transversais ao tema da violência, para toda a comunidade escolar. Os principais resultados da dimensão pedagógica foram: i) inventário de plantas exóticas do pátio da escola; ii) mutirão de manejo ambiental do Pinus elliotti; e iii) a produção do Objeto de Aprendizagem “explosão vegetal”. Já os principais resultados da dimensão ecológica foram: vi) a descrição da estrutura populacional e confirmação da invasão biológica de Pinus elliotti, no Parcão-NH; e v) a remoção de todas as plântulas maiores que 1,0cm de circunferência, numa área experimental de 2.500,0 m2.
Citas
ACIESP. Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Glossário de Ecologia. 2. ed. São Paulo: Publicações Aciesp, 1997. p.73 e 223.
ALVES DE SOUZA, J. V. Dicionario Crítico da Educação: Transdisciplinariedade. Revista Presença Pedagógica, Maringá, v. 19, n. 114, p. 70, nov/dez. 2013.
CAPELLATI, L.; SCHMITT, J. L. Pesquisas: Botânica, São Leopoldo, n. 60, p. 341-354. 2009.
DE SOUZA, N. C. I.; MALUFF, R. W. Flora Arbórea exótica da ARIE Luiz Henrique Roessler, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Conhecimento On-line, Novo Hamburgo, ano 6, vol. 2, p 1-15, set. 2014.
DOS SANTOS, V.; GRABOWSKI, G.; SCHMITT, J. Análise da Realização de Educação Ambiental em uma Rede Pública de Ensino: Contribuições de um Modelo Permanente e Coletivo. Historia Ambiental Latinoamericana Y Caribeña (HALAC) Revista De La Solcha, v. 11, n. 2, p. 432-468, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.32991/2237-2717.2021v11i2.p432-468. Acesso em: 01 fev. 2022.
MENEZES, E. T. de; SANTOS, T. H. dos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix, 2002. Disponível em: http://www.educabrasil. com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=11. Acesso em: 16 abr. 2020.
GADOTTI, M. Educar para a Sustentabilidade: uma contribuição à década para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Ed. Instituto Paulo Freire, 2008. 127 p.
KONRATH, J. Biomonitoramento das nascentes do Arroio Pampa - Programa Peixe Dourado. COMITESINOS/SMED-NH, 2012 (Prêmio de Excelência em Iniciação Científica da Fundação ABRIC). In: MOSTRATEC-Jr., 2. Novo Hamburgo, 2012. s/p.
ONU. Organização das Nações Unidas. Carta da Terra. Nova York: ONU, 2002. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/cartadaterra.pdf . Acesso em: 22 abr. 2020.
Novo Hamburgo. Decreto Municipal 4.129, de 21 de dezembro de 2009. Institui o Plano de Manejo da ARIE Henrique Luiz Roessler. Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMAM. Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, 21 dez. 2009.
NOVO HAMBURGO. Planos de Estudos de Ciências - Diretrizes Curriculares para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Documento Interno. Novo Hamburgo: SMED - Secretaria Municipal de Educação e Desporto, 2014. 39 p.
PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, M. E. de B.; MORAN, J. M. (Orgs.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005. p. 12-17. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto. Acesso em: 30 set. 2020.
SANQUETTA, C. R. (org.). Manual para instalação e medição de parcelas permanentes nos biomas Mata Atlântica e Pampa. Curitiba: RedeMAP, 2008, 39 p.
SCHLEMMER, E. Projetos de Aprendizagem baseados em problemas: uma metodologia integracionista/construtivista para formação de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Colabora, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 4-11, ago. 2001.
Weidle, M. L. Ecoturismo: Uma proposta para o parque municipal Henrique Luiz Roessler visando a Educação ambiental. 2008. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo, RS, 2008.
WEISHEIMER, C.; MAUHS, J.; SAUL, A. F. P. Plano de Manejo do Parque Municipal Henrique Luiz Roessler – Parcão. Documento Interno. SEMAM - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Novo Hamburgo, 1996. 29p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Júlio Konrath, Jairo Lizandro Schmitt
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.