MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1318

Keywords:

Ensino de Física, Ensino híbrido, Metodologias Ativas.

Abstract

As tecnologias digitais, cada vez mais presentes na sociedade, têm causado mudanças comportamentais nos alunos. Pesquisas na área apontam algumas vantagens do uso de metodologias ativas, que utilizam recursos tecnológicos na situação formal de ensino, para atender às demandas dos alunos contemporâneos. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é aplicar uma metodologia progressista, que integra ensino presencial e online, denominada ensino híbrido, e investigar qual a percepção dos alunos sobre essa metodologia. A presente pesquisa apresenta um estudo de caso de natureza qualitativa, com alunos de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Após a aplicação da metodologia proposta e dos recursos tecnológicos utilizados, são analisadas as respostas fornecidas pelos alunos sobre suas concepções a respeito dessa metodologia. Os resultados apontaram que, na opinião da maioria dos alunos, o uso da tecnologia digital não é necessário para melhorar a compreensão dos conteúdos de Física. Ademais, eles acreditam que compreendem melhor o conteúdo com aulas teóricas, preferindo assim, o modelo de ensino tradicional ao invés do modelo de ensino híbrido.
Palavras-chave: Ensino de física. Ensino híbrido. Metodologias ativas.

ABSTRACT
Digital technologies, increasingly present in society, have caused behavioral changes in students. Research in the area points to some advantages of the use of active methodologies, which use technological resources in the formal teaching situation, to meet the demands of contemporary students. In this sense, the objective of this research is to apply a progressive methodology, which integrates face-to-face and online teaching, called hybrid teaching, and investigate students’ perceptions about this methodology. The present research presents a case study of a qualitative nature, with students from a first year high school class of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE). After applying the proposed methodology and the technological resources used, the answers given by the students about their conceptions about this methodology are analyzed. The results showed that, in the opinion of most students, the use of digital technology is not necessary to improve the understanding of physics contents. In addition, they believe that they better understand the content with theoretical classes, preferring instead the traditional teaching model instead of the hybrid teaching model.
Keywords: Physics education. Hybrid teaching. Active Methodologies.

Author Biographies

João Batista da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Diego de Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal do Ceará (2016). Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Ceará (2016). Experiência como professor de Física e tutor de educação à distância do curso de Edificações pelo E-Tec.

Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Titular de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Published

2018-07-11

How to Cite

Silva, J. B. da, Silva, D. de O., & Sales, G. L. (2018). MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL. Revista Conhecimento Online, 2, 102–118. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1318

Issue

Section

Artigos Livres