PRE-COVERAGE OF THE CONFEDERATIONS CUP IN FOLHA DE SÃO PAULO NEWSPAPER - MEDIA PROJECTING A PROFITABLE SUCCESS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.372Keywords:
Media. Soccer. Confederations Cup.Abstract
PRÉ-COBERTURA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO – MÍDIAS PROJETANDO um sucesso lucrativo
COBERTURA PREVIA DE LA COPA DE LAS CONFEDERACIONES EN EL PERIÓDICO FOLHA DE SÃO PAULO – Medios de masa proyectan un éxito lucrativo
ABSTRACT
The present descriptive, quali-quantitative study analyzed a corpus comprising issues from the Brazilian newspaper Folha de São Paulo published from March 1 to June 15, 2013, which were read in full. The aim of this paper was to identify and interpret the production of meaning established by Folha de São Paulo in the pre-coverage of Brazil 2013 Confederations Cup. A total of 107 issues of the newspaper were analyze to assess and interpret the agenda and the bias adopted by the newspaper, considering texts, images, editorials, reports, panels, other online channels, and advertisements. The inferences obtained from this analysis were related to the following categories, which were formulated based on units of meaning: Sport result; Sport economy; Infrastructure; Political and social issues, and Publicity. We concluded that the newspaper Folha de São Paulo has the right to choose what, in its point of view, is more relevant for the society: attracting powerful sponsors or focusing its reports on discussing how to stimulate the development of the country and providing constructive information to a non-critical society.
KEYWORDS: Media. Soccer. Confederations Cup.
RESUMO
A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva/quali-quantitativa, tendo como corpus o jornal Folha de São Paulo/Brasil, analisado durante os dias 1 de Março ao dia 15 de junho em todo o seu exemplar. O objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar a produção de sentido estabelecida pela Folha de São Paulo sobre a pré-cobertura da Copa das Confederações/Brasil/2013. Foram analisadas 107 edições do jornal, com o objetivo de analisar e interpretar o agendamento e o viés adotados pelo jornal, considerando textos, imagens, editoriais, matérias, painéis, outros canais, e publicidades. As inferências obtidas através dessa análiseforam relacionadas às seguintes categorias, formuladas a partir das unidades de significados:Esporte resultado; Esporte economia; Infraestrutura; Questões políticas e sociais e Publicidade. Concluímos que o jornal Folha de São Paulo tem o direito de escolher aquilo que é mais relevante para eleno contexto da sociedade: atrair poderosos patrocinadores oucentralizar seus cadernos na discussão de como alavancar o desenvolvimento do país e dispor informações construtivas para uma sociedade não crítica.
PALAVRAS-CHAVES: Mídia. Futebol. Copa das Confederações.
RESUMEN
La presente investigación, caracterizada como descriptiva/cuali-cuantitativa, tiene como corpus las ediciones del periódico brasileño Folha de São Paulo publicadas del 1 de marzo a 15 de junio de 2013, que fueron leídas integralmente. El objetivo de este trabajo fue identificar e interpretar la producción de sentido establecida por Folha de São Paulo en la cobertura previa a la Copa de las Confederaciones de Brasil en 2013. Se analizaron 107 ediciones del periódico, con el objetivo de evaluar e interpretar la agenda y el sesgo adoptados por el periódico, considerando textos, imágenes, editoriales, materiales, paneles, otros canales en línea, y publicidades.Se relacionaron las inferencias obtenidas de ese análisis conlas siguientes categorías, formuladas a partir de las unidades de significado: Deporte resultado; Deporte economía; Infraestructura; Cuestiones políticas y sociales, y Publicidad. Concluimos que el periódico Folha de São Paulo tiene el derecho de elegir lo que considera más relevante para la sociedad: atraer poderosos patrocinadores o enfocar en sus reportajes la discusión de cómo fomentar el desarrollo del país y proveer informaciones constructivas a una sociedad no crítica.
PALABRAS-CLAVES: Media. Fútbol. Copa de las Confederaciones.
References
BRUGGEMANN, A. L et al. Folha de São Paulo: um jornal a serviço (da copa) do Brasil. In: PIRES, G. L. (Org.). O Brasil na Copa, a Copa no Brasil: registros de agendamento para 2014 na cobertura da midiática da Copa da África do Sul. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011.
DALONSO, Y. S; LOURENÇO, J. M. B. B. O Brasil e a Copa Mundo Fifa 2014: Um Olhar Além Dos Holofotes Brazil And The Fifa World Cup 2014: A Look Beyond The Spotlight. Book Of Proceedings Vol. I – International Conference On Tourism & Management Studies – Algarve, 2011.
DAMO, A. S. A Magia da Seleção. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, 28 (1), 73-90, 2006.
DAMO, A. S. Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica. Comunicação, Mídia E Consumo. São Paulo, 8 (21), 67-92, 2011.
DOMINGUES, E. P; MAGALHÃES, A; BETARELLI JUNIOR, A. Quanto Vale o Show? Impactos Econômicos dos Investimentos da Copa do Mundo 2014 no Brasil. Estudos Econômicos, São Paulo, 41 (2), 409-439, 2011.
GASTALDO, E. “O país do futebol” mediatizado: mídia e Copa do Mundo no Brasil. Sociologias, Porto Alegre, 11 (22), 352-369, 2009.
LEONCINI, M. P.; SILVA, M. T. Entendendo o Futebol Como um Negócio: Um Estudo Exploratório. Gestão e Produção, São Carlos, 12 (1), 11-23, 2005.
MASCARENHAS, G. Barcelona – 1992: um Modelo em Questão. In: Legados de Megaeventos Esportivos. Editores: Lamartine Da Costa, Dirce Corrêa, Elaine Rizzuti, Bernardo Villano e Ana Miragaya. Brasília: Ministério do Esporte, 2008.
MEZZAROBA, C.; PIRES, G. L. Os Jogos Pan-Americanos Rio/2007 e o Agendamento Midiático-Esportivo: um estudo de recepção com escolares. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, 33 (2), 337-355, 2011.
MÜLLER, I. D.; OLIVEIRA JUNIOR, L. L.; FELTES, A. F. et al. Manifestos sociais e Copa Das Confederações na cobertura da Folha de São Paulo. Motrivivência, Florianópolis, 25 (41), 85-100, 2013.
OLIVEIRA, A. A Economia dos Megaeventos: Impactos Setoriais e Regionais. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, 120, 257-275, 2011.
OLIVER, I. Megaeventos esportivos e relações internacionais como estratégia de atração turística. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica. Rio de Janeiro, 7(1), 2012.
PORTO, L. P.; CERON, L. F.; ARAÚJO, L. E. B. BRASIL. Copa do Mundo 2014: Análise dos impactos ambientais, econômicos e sociais. 2012. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revistadireito/article/view/8346.> Acesso em: 28 agosto 2014.
RIBEIRO, F. T. Legado de megaeventos esportivos sustentáveis: a importância das instalações esportivas. In: DACOSTA, L. P. et al. Legado de megaeventos esportivos. Brasília: Ministério do Esporte e Turismo, 107-116, 2008.
SANFELICE, G. R. Os enquadramentos dos Jornais Zero Hora e Folha de São Paulo na cobertura de Daiane dos Santos nos Jogos Olímpicos de Atenas/2004: a midiatização do resultado esportivo. 200 f. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação, Área de Concentração em Processos Midiáticos) - Universidade Vale do Rio dos Sinos. Rio Grande do Sul, 2007.
SILVA, C. A. F.; OSBORNE, R.; MURAD, M. et al. Expectativas da Mídia sobre o legado das Olimpíadas de 2016: racionalidade instrumental e substantiva. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, 33 (4), 939-957, 2011.
TAFFAREL, C. N. Z.; SANTOS JUNIOR, C. L.; SILVA, W. A. Megaeventos esportivos: determinações da economia política, implicações didático-pedagógicas e rumos da formação humana nas aulas de Educação Física. Em Aberto, Brasília, 26 (89), 57-66, 2013.
TAVARES, O. Megaeventos Esportivos. Movimento, Escola de Educação Física – Brasil, 17 (3), 11-35, 2011.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.