EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: DESIGN DE UM PROTÓTIPO DE INTERVENÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL

Authors

  • Sandrina Milhano Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
  • Cristiana Madureira Universidade da Beira Interior
  • William Cantú Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.25112/bcij.v5i1.4183

Keywords:

Comunidade, Desenvolvimento Humano, Educação Artística, Inovação Pedagógica, Sustentabilidade

Abstract

Este estudo apresenta o processo de desenvolvimento de um protótipo de intervenção e inovação pedagógica que pretende promover a reflexão sobre a importância da educação estética e artística na transformação e desenvolvimento humano e comunitário, valorizando as questões da sustentabilidade e do desenvolvimento cultural. Utilizando a abordagem da Educational Design Research (EDR), o estudo foi implementado no Projeto Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação (EPIC), com o objetivo de criar um roteiro pedagógico estruturado. A pesquisa desenvolveu-se em duas fases: (1) análise dos fundamentos institucionais, conceituais e pedagógicos do protótipo, destacando a necessidade de ambientes de aprendizagem flexíveis e interculturais; e (2) conceção do protótipo, documentando as várias dimensões do roteiro pedagógico, tendo em conta a análise conceitual e o modelo selecionado de inovação pedagógica, a sua estrutura e aplicabilidade no ensino superior. Os resultados sugerem que a integração de práticas artísticas e pedagógicas promove uma maior consciência sustentável, crítica e inclusiva nos estudantes. O estudo contribui para a inovação pedagógica ao propor um modelo discutível, adaptável e transferível a diferentes contextos académicos e comunitários, para além de favorecer novas possibilidades de uso do EDR.

Author Biographies

Sandrina Milhano, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

Doutora em Educação pela University of Roehampton (Roehampton/Inglaterra). Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria/Portugal). Investigadora Integrada no Centro de Estudos em Educação e Inovação do Politécnico de Leiria (Leiria/Portugal). Email: sandrina.milhano@ipleiria.pt

Cristiana Madureira, Universidade da Beira Interior

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Vigo (Vigo/Espanha). Professora Auxiliar na Universidade da Beira Interior (Covilhã/Portugal). Investigadora integrada no Centro de Estudos em Educação e Inovação do Politécnico de Leiria (Leiria/Portugal). E-mail: cristiana.madureira@ubi.pt 

William Cantú, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

Doutor em Estudos de Cultura pela Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal). Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria/Portugal). Investigador Integrado no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal). E-mail: william.cantu@ipleiria.pt

Published

2025-09-11

How to Cite

Milhano, S., Madureira, C., & Cantú, W. (2025). EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO: DESIGN DE UM PROTÓTIPO DE INTERVENÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL. Brazilian Creative Industries Journal, 5(1), 70–92. https://doi.org/10.25112/bcij.v5i1.4183