CONSIDERAÇÕES SOBRE A MARCA “CIDADE DA MODA” EM DESTINOS TURÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.4029Resumo
Cidades da moda são localidades criativas que possuem elevada concentração de indústrias ligadas à moda e à cultura. Nessa perspectiva, considerando a implementação de marcas para destinos turísticos como forma de potencializar a competitividade do mercado, a identidade de uma cidade pode ser afetada pela indústria da moda e suas atividades. Assim sendo, destinos que exploram o turismo correlacionado com a moda tendem a ser acometidos pela marca “cidade da moda”. Diante desse contexto, o presente ensaio teórico possui como objetivo tecer considerações sobre a marca “cidade da moda” para destinos turísticos. Na sequência debate-se a temática de cidades da moda sob a perspectiva do marketing e gestão de marcas, apresentando conceitos e características, são estabelecidas relações entre os campos que norteiam a discussão e infere-se possibilidades para as cidades da moda no âmbito da atividade turística. Destarte, são evidenciados atributos que colaboram na idealização da marca de uma cidade da moda, fornecendo vieses sobre a interseção entre esses campos interdisciplinares, instigando a promoção de destinos com aptidão para o segmento a desenvolver essa relação de modo a obter desenvolvimento local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adson de Lima Claudino, André Riani Costa Perinotto, Ricardo Lanzarini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.