AFETIVIDADE NA PRÁTICA DO PROFESSOR NA ESCOLA DA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2749Palavras-chave:
Afetividade, Infância, Prática docenteResumo
Esta pesquisa de caráter qualitativo aborda o conceito da afetividade na prática pedagógica do professor da educação infantil, buscando entender os vínculos que são estabelecidos na relação didática-pedagógica cotidiana no ambiente escolar. Para isso, três unidades de ensino da rede municipal de São Bernardo do Campo, SP, localizadas em pontos geográficos relevantes da cidade, foram selecionadas para a realização de entrevistas com o corpo docente dessas escolas e análise dos projetos político-pedagógicos. O problema de pesquisa se configura na compreensão da afetividade na prática diária dos docentes, embasado nas teorias de Edward John Bowlby, Henri Wallon e Jean Piaget, além dos documentos oficiais do Ministério da Educação para a infância. Os resultados apontam a importância da afetividade na formação humana, nos relacionamentos interpessoais e no impacto à construção respeitosa entre adultos e crianças, contudo, identificada como um aspecto “natural” ao processo de desenvolvimento, sem ênfase à inserção curricular ou metodológica, ou estabelecida como um procedimento a ser planejado e organizado pelo educador e acompanhado pelo gestor das escolas de educação infantil.
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