PROFESSORES E ALUNOS NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA O ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO DE FORMA NÃO PRESENCIAL: E AÍ, COMO FICA, FICOU, TEM FICADO OU VAI FICAR?

Autores

  • Wagner Marques Universidade Candido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2579

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Trabalho Docente, Eu e Outro, Múltiplas Representações

Resumo

Concernir múltiplas representações e as relações dialógicas do eu e do outro às propostas que se evidenciaram por conta do ensino remoto promovido pela necessidade do isolamento social remete à necessidade de (re)invenção docente, não somente de práticas, como de posturas. Em uma investigação ativa, sob as lentes da pesquisa-formação, o estudo detalha os recursos e material de apoio utilizados em uma aula on-line, de uma disciplina técnica do curso de engenharia, que se articulam em função do acabamento promovido pela dialogia, pela construção do outro, além oportunizar a análise da aprendizagem discente, mediada por distintas tecnologias, atendendo a necessidade de verificar de que forma a multiplicidade de recursos pode influenciar na construção do conhecimento, associada a pressupostos da neurociência. A averiguação corrobora o aumento na carga de trabalho docente, sinaliza possibilidades de utilização de mecanismos com indícios de potencializar o aprendizado e destaca a relação entre aluno e professor.

Biografia do Autor

Wagner Marques, Universidade Candido Mendes

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica/Brasil). Professor na Universidade Candido Mendes (Rio de Janeiro/Brasil). E-mail: wagner.marques@professor.ucam.edu.br

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Marques, W. (2021). PROFESSORES E ALUNOS NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA O ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO DE FORMA NÃO PRESENCIAL: E AÍ, COMO FICA, FICOU, TEM FICADO OU VAI FICAR?. Revista Prâksis, 3, 32–55. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2579