LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1255Resumo
O objetivo deste artigo é continuar uma abordagem já iniciada (TRAVAGLIA, 2015) sobre a relação entre gramática da língua/conhecimento linguístico e o letramento. Aqui aborda-se basicamente a questão do conhecimento linguístico implicado no uso dos gêneros e como esse conhecimento linguístico é importante no letramento, já que este é visto como o uso de textos escritos (produção e compreensão) em situações de ação social pela linguagem.
Palavras-chave: Letramento. Gêneros textuais. Ensino de Língua Materna.
ABSTRACT
The objective of this article is to continue an approach already begun (TRAVAGLIA, 2015) on the relation between language grammar / linguistic knowledge and literacy. Here we address basically the question of the linguistic knowledge implied in the use of the genres and how this linguistic knowledge is important in literacy, since this is seen as the use of written texts (production and comprehension) in situations of social action through language.
Keywords: Literacy. Textual genres. Mother tongue teaching.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.