LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS

Autores/as

  • Luiz Carlos Travaglia Universidade Federal de Uberlândia / Instituto de Letras e Linguística

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1255

Resumen

O objetivo deste artigo é continuar uma abordagem já iniciada (TRAVAGLIA, 2015) sobre a relação entre gramática da língua/conhecimento linguístico e o letramento. Aqui aborda-se basicamente a questão do conhecimento linguístico implicado no uso dos gêneros e como esse conhecimento linguístico é importante no letramento, já que este é visto como o uso de textos escritos (produção e compreensão) em situações de ação social pela linguagem.

Palavras-chave: Letramento. Gêneros textuais. Ensino de Língua Materna.

 

ABSTRACT

The objective of this article is to continue an approach already begun (TRAVAGLIA, 2015) on the relation between language grammar / linguistic knowledge and literacy. Here we address basically the question of the linguistic knowledge implied in the use of the genres and how this linguistic knowledge is important in literacy, since this is seen as the use of written texts (production and comprehension) in situations of social action through language.

Keywords: Literacy. Textual genres. Mother tongue teaching.

Biografía del autor/a

Luiz Carlos Travaglia, Universidade Federal de Uberlândia / Instituto de Letras e Linguística

Professor titular e pesquisador do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (aposentado). Mestre em Letras (Lìngua Portuguesa) pela PUC-RJ, Doutor em Linguística pela UNICAMP e Pós-Doutorado em Linguística pela UFRJ.

Publicado

2017-11-07

Cómo citar

Travaglia, L. C. (2017). LETRAMENTO E CONHECIMENTO LINGUÍSTICO-GRAMATICAL SOBRE GÊNEROS. Revista Prâksis, 2, 29–38. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1255