A PROTAGONISTA E SUAS FACETAS EM UM DEFEITO DE COR, DE ANA MARIA GONÇALVES
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.4407Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do desenvolvimento da personagem Kehinde, do romance Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (2006), e de suas diferentes facetas de (re)existência que surgem no transcorrer do romance. A obra em questão é narrada por Kehinde, que relata a sua vida, desde sua captura em África, quando é tornada escravizada, até voltar à sua terra natal, como retornada. A protagonista, ao narrar suas memórias, reconstrói o Brasil escravista do século XIX, que é descrito através de sua perspectiva. Acreditamos que seja possível identificar uma construção prismática da protagonista em seu desenvolvimento, tendo em vista que ela habita o entrelaçamento de duas culturas distintas e precisa resistir e sobreviver às adversidades de ambas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Elinês Dias Benedetti, Anselmo Peres Alós

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.