A PROTAGONISTA E SUAS FACETAS EM UM DEFEITO DE COR, DE ANA MARIA GONÇALVES
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v1.4407Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do desenvolvimento da personagem Kehinde, do romance Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (2006), e de suas diferentes facetas de (re)existência que surgem no transcorrer do romance. A obra em questão é narrada por Kehinde, que relata a sua vida, desde sua captura em África, quando é tornada escravizada, até voltar à sua terra natal, como retornada. A protagonista, ao narrar suas memórias, reconstrói o Brasil escravista do século XIX, que é descrito através de sua perspectiva. Acreditamos que seja possível identificar uma construção prismática da protagonista em seu desenvolvimento, tendo em vista que ela habita o entrelaçamento de duas culturas distintas e precisa resistir e sobreviver às adversidades de ambas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Elinês Dias Benedetti, Anselmo Peres Alós

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.