EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS: DILEMAS E DESAFIOS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA

DILEMMS AND TEACHING CHALLENGES IN PANDEMIC TIMES

Autores

  • Welington de Andrade Matos Universidade Guarulhos
  • Maria Aparecida de Menezes Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2646

Palavras-chave:

Educação remota, Covid-19, Professores, Ensino Superior

Resumo

No final do ano de 2019, o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19, que se expandiu rapidamente por todo o planeta, levando inúmeros países a adotarem o isolamento social como medida para tentar conter a disseminação. Na área educacional, esse isolamento levou à interrupção das aulas presenciais de milhões de alunos e à adoção da educação remota como medida emergencial, para reduzir os impactos sobre a aprendizagem. Dentro desse contexto, o presente artigo, com a utilização de método quali-quantitativo, buscou apresentar uma análise dos desafios enfrentados pelos professores das Instituições de Ensino Superior – IES –, a partir de dados obtidos em pesquisa realizada com 23 professoras e professores do ensino superior de 3 instituições da rede privada do estado de São Paulo. Os dados emergentes das respostas dos professores e as respectivas análises de resultados demonstraram dilemas e limitações dos pesquisados na condução de seu trabalho docente, após adoção da modalidade de educação remota. Em relação aos docentes destacou-se: aumento substancial da carga horária extracontratual dos professores; falta de experiência com ensino remoto, a maioria (65%) relatou não possuir experiência anterior; quase totalidade dos respondentes diz que as despesas com a aquisição de seus equipamentos, assim como valores despendidos com conectividade de internet, são custeadas por eles próprios. No que se refere aos estudantes: dificuldades para o acesso às tecnologias de comunicação e à internet no acompanhamento das aulas; e pouca participação ou interação dos alunos nas aulas.

Biografia do Autor

Welington de Andrade Matos, Universidade Guarulhos

Mestre em ciências pela Universidade Federal de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professor da Universidade Guarulhos (Guarulhos/Brasil). E-mail: wellmatos@terra.com.br

Maria Aparecida de Menezes, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (São Paulo/Brasil). e-mail profissional: aparecida.menezes@unifesp.br

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Matos, W. de A., & Menezes, M. A. de. (2021). EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS: DILEMAS E DESAFIOS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA: DILEMMS AND TEACHING CHALLENGES IN PANDEMIC TIMES. Revista Prâksis, 3, 181–201. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2646