EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS: DILEMAS E DESAFIOS DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA
DILEMMS AND TEACHING CHALLENGES IN PANDEMIC TIMES
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2646Palabras clave:
Educação remota, Covid-19, Professores, Ensino SuperiorResumen
No final do ano de 2019, o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19, que se expandiu rapidamente por todo o planeta, levando inúmeros países a adotarem o isolamento social como medida para tentar conter a disseminação. Na área educacional, esse isolamento levou à interrupção das aulas presenciais de milhões de alunos e à adoção da educação remota como medida emergencial, para reduzir os impactos sobre a aprendizagem. Dentro desse contexto, o presente artigo, com a utilização de método quali-quantitativo, buscou apresentar uma análise dos desafios enfrentados pelos professores das Instituições de Ensino Superior – IES –, a partir de dados obtidos em pesquisa realizada com 23 professoras e professores do ensino superior de 3 instituições da rede privada do estado de São Paulo. Os dados emergentes das respostas dos professores e as respectivas análises de resultados demonstraram dilemas e limitações dos pesquisados na condução de seu trabalho docente, após adoção da modalidade de educação remota. Em relação aos docentes destacou-se: aumento substancial da carga horária extracontratual dos professores; falta de experiência com ensino remoto, a maioria (65%) relatou não possuir experiência anterior; quase totalidade dos respondentes diz que as despesas com a aquisição de seus equipamentos, assim como valores despendidos com conectividade de internet, são custeadas por eles próprios. No que se refere aos estudantes: dificuldades para o acesso às tecnologias de comunicação e à internet no acompanhamento das aulas; e pouca participação ou interação dos alunos nas aulas.
Citas
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dez. de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 out. 2019.
______. Decreto nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 26/05/2017, edição: 100, seção 1, página 3.
______. Ministério da Educação. Portaria nº 343 de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, publicado em: 18 mar. 2020, edição: 53, seção 1, página 39.
______. Ministério da Educação. portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Diário Oficial da União, publicado em: 19 mar. 2020, edição: 54-d, seção 1 – extra, página 1.
______. Ministério da Saúde. O que é COVID-19. 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em 10 out. 2020.
______. Ministério da Educação. Portaria nº 473, DE 12 de maio de 2020. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Publicado em: 13/05/2020, edição 90, seção 1, pág. 55.
CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
FAN, Y.; ZHAO, K.; SHI. Z.-L.; ZHOU, P. Bat Coronaviruses in China. Revista Viruses, PMC, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, v. 11, 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6466186/. Acesso em: 16 abr. 2021.
GATES, B. The Next outbreak? We’re not ready. TED IDEAS WORTH SPREADING, abr 2015. Disponível em: https://www.ted.com/talks/bill_gates_the_next_outbreak_we_re_not_readyhttps://www.ted.com/talks/bill_gates_the_next_outbreak_we_re_not_ready?language=pt-br. Acesso em: 02 set. 2020.
IBGE. PNAD CONTÍNUA TIC 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnad-continua.html?Edicao =27138&t=o-que-e. Acesso em: 12 dez. 2020.
KUENZER, Acacia Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1153-1178, out. 2007 1153 Disponível em: http://educacao.uniso.br/pseletivo/docs/KUENZER.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARINS, E. N.; SILVA, H. M. G. da. Um breve estudo sobre a educação a distância no Brasil e suas vicissitudes. Educ. a Distância, Batatais, v. 5, n. 2, p. 67-80, 2015. Disponível em: https://intranet.redeclaretiano.edu.br/download?caminho=/upload/cms/revista/sumarios/393.pdf&arquivo=sumario5.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.
MORIN, E. Desastres da pandemia. [Entrevista concedida ao] Jornal Le Monde. IHU Unisinos, 20 abr. 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598378-esta-crise-nos-interroga-sobre-as-nossas-verdadeiras-necessidades-mascaradas-nas-alienacoes-do-cotidiano-entrevista-com-edgar-morin. Acesso em: 13 dez. 2020.
NAVAS, M. E. Coronavírus: a temida ‘doença x’ antecipada pela OMS há dois anos e ignorada pelo mundo. BBC NEWS. abr 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-52383150. Acesso em: 02 mar. 2021.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 22 abr. 2021.
SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. 1984. Disponível em: http://ifibe.edu.br/arq/20150911214634120944442.pdf. Acesso em: 10 mar. 2021.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 7. ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Welington de Andrade Matos, Maria Aparecida de Menezes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.