CORRELAÇÕES ENTRE O CROSS-CULTURAL DESIGN E A MODA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1223Resumen
A temática do Cross-Cultural Design ganha destaque no meio acadêmico ao se observar que fatores culturais, frente à globalização, devem ser atendidos no desenvolvimento de novos produtos. O Cross-Cultural Design emerge como uma ferramenta de auxílio aos designers na concepção de artefatos que atentem à multiplicidade das culturas, respeitando e considerando aspectos de sentido primordial para os consumidores, sejam eles locais ou globais. Neste contexto, o presente artigo visa correlacionar a abordagem do Cross-Cultural Design com a área da Moda, apontando novas possibilidades de uso deste conceito em um amplo campo de estudo ainda não explorado pelo meio acadêmico. Como estrutura, este artigo apresenta inicialmente um capítulo destinado a contextualização do termo Cultura. Em um segundo momento, tem-se por objeto a Moda, conceituando-a e demonstrando suas origens e instâncias. A posteriori, a temática do Cross-Cultural Design é exposta, na qual abordam-se concepções fundamentais para a construção do termo e seus significados. Em sequência, disserta-se sobre as aplicações do Cross-Cultural Design na projetação de produtos, relacionando-os ao desenvolvimento de produtos de moda. Por fim, apresentam-se as considerações finais, expondo as conclusões obtidas após a compilação deste estudo.
Palavras-chave: Cultura. Design de Moda. Cross-Cultural Design.
ABSTRACT
The theme of Cross-Cultural Design increases its reputation in the academic environment when it recognizes that cultural factors, in the face of globalization, should be attended in the development of new products. The Cross-Cultural Design arises as a tool to assist designers in designing products that focuses on the multiplicity of cultures, respecting and considering fundamental aspects for the customer, whether local or global. In this context, this present paper proposes to correlate the approach of Cross-Cultural Design with the Fashion Area, pointing out new possibilities of use from this concept in a wide field of study, although not explored yet by the academic environment. In its structure, this paper initially introduces a chapter intended to contextualize the concept Culture. In a second moment, Fashion is the subject of this paper, conceptualizing it and demonstrating its origins and its instances. A posteriori, the theme of Cross-Cultural Design is exposed, in which fundamental concepts are addressed for the development of the subject and its meanings. In sequence, this paper addresses the Cross-Cultural Design applications in the design of products, in the scope of fashion products development. Finally, the final considerations are presented, disclosing the conclusions obtained after the compilation of this study.
Keywords: Culture. Fashion Design. Cross-Cultural Design.
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