CORRELAÇÕES ENTRE O CROSS-CULTURAL DESIGN E A MODA

Authors

  • Paola Zambon Azevedo Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter
  • Carla Pantoja Giuliano Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1223

Abstract

A temática do Cross-Cultural Design ganha destaque no meio acadêmico ao se observar que fatores culturais, frente à globalização, devem ser atendidos no desenvolvimento de novos produtos. O Cross-Cultural Design emerge como uma ferramenta de auxílio aos designers na concepção de artefatos que atentem à multiplicidade das culturas, respeitando e considerando aspectos de sentido primordial para os consumidores, sejam eles locais ou globais. Neste contexto, o presente artigo visa correlacionar a abordagem do Cross-Cultural Design com a área da Moda, apontando novas possibilidades de uso deste conceito em um amplo campo de estudo ainda não explorado pelo meio acadêmico. Como estrutura, este artigo apresenta inicialmente um capítulo destinado a contextualização do termo Cultura. Em um segundo momento, tem-se por objeto a Moda, conceituando-a e demonstrando suas origens e instâncias. A posteriori, a temática do Cross-Cultural Design é exposta, na qual abordam-se concepções fundamentais para a construção do termo e seus significados. Em sequência, disserta-se sobre as aplicações do Cross-Cultural Design na projetação de produtos, relacionando-os ao desenvolvimento de produtos de moda. Por fim, apresentam-se as considerações finais, expondo as conclusões obtidas após a compilação deste estudo.

Palavras-chave: Cultura. Design de Moda. Cross-Cultural Design.

 

ABSTRACT

The theme of Cross-Cultural Design increases its reputation in the academic environment when it recognizes that cultural factors, in the face of globalization, should be attended in the development of new products. The Cross-Cultural Design arises as a tool to assist designers in designing products that focuses on the multiplicity of cultures, respecting and considering fundamental aspects for the customer, whether local or global. In this context, this present paper proposes to correlate the approach of Cross-Cultural Design with the Fashion Area, pointing out new possibilities of use from this concept in a wide field of study, although not explored yet by the academic environment. In its structure, this paper initially introduces a chapter intended to contextualize the concept Culture. In a second moment, Fashion is the subject of this paper, conceptualizing it and demonstrating its origins and its instances. A posteriori, the theme of Cross-Cultural Design is exposed, in which fundamental concepts are addressed for the development of the subject and its meanings. In sequence, this paper addresses the Cross-Cultural Design applications in the design of products, in the scope of fashion products development. Finally, the final considerations are presented, disclosing the conclusions obtained after the compilation of this study.

Keywords: Culture. Fashion Design. Cross-Cultural Design.

Author Biographies

Paola Zambon Azevedo, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Mestre em Design pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter, área de concentração Design, Moda e Inovação (2015). Possui graduação em Design de Moda pelo Centro Universitário Metodista IPA (2011). Pesquisadora na área de Design, aborda temas relacionados ao Design de Moda, Design de Produto, Cultura, Inovação e História da Arte e da Indumentária. Ministra aulas como convidada em cursos de Design Gráfico, Produto e Moda. Atualmente é proprietária da empresa M&P Moda e Estilo LTDA, na qual presta consultoria para pessoas físicas e jurídicas.

Carla Pantoja Giuliano, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Possui Dottorato di Ricerca in Design e Comunicazione Multimediale, Politecnico di Milano, Milano/ITALIA (2006), Mestrado em Industrial Design con Indirizzo Biônico - Istituto Europeo Di Design, Milano/ITALIA (1990), Especialização em Modellistica Calzaturiero, Centro de Formação Luigi Clerici, Milano/ITALIA (1991), Pós-Graduação Lato Sensu em Design Industrial ? Projeto de Produto, pela PUC/RS, BRASIL (1986) e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS/RS, BRASIL (1981). Tutoring didattico no Laboratorio di Disegno Industriale (1º ano), no Curso de Design Industriale, Politecnico di Milano, Milano/ITALIA (2003/2004). Didattica no Laboratorio di Metaprogetto, no Curso de Design de Moda, Politecnico di Milano/ITALIA (2006). Diretora do Curso de Bacharelado em Design e Curso Superior de Tecnologia em Design de Jóias (2001-2002), na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA),Canoas/RS, BRASIL. Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Design de Produto (1998-2001); Curso de Bacharelado em Desenho Industrial (1998-2000), Coordenadora da Licenciatura em Artes Plásticas (1998 -2000), na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS, BRASIL. Diretora Técnica da Lutheran Foundation of Portugal (FULP), no Porto, PORTUGAL (1992). Coordenadora do projeto de criação do Instituto Lutero de Ensino Superior (ILES), nos Cursos de Bacharelado em Desenho Industrial e Arquitetura (1992), no Porto, PORTUGAL. Professora do Pós-Graduação Lato Sensu em Design Industrial ? Projeto de Produto, na PUC/RS, BRASIL (1991). Professor adjunto do Curso de Bacharelado em Design de Moda e do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores (2007 -2012) no Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre/RS, BRASIL. Coordenadora do Programa de Mestrado em Design (2015 -02/2017) e atualmente professora pesquisadora no UniRitter Laureate International Universities, Porto Alegre/RS, BRASIL. Pesquisadora na área de Design, com experiência e atuando principalmente nas seguintes áreas: Design de Produto, Biodesign, Design de Moda, Design Sustentável, Ergonomia, Cultura&Design e Inovação. Presta consultoria em Design para empresas e universidades. É Sócia-diretora da Inpelle Indústria Design Ltda, em Porto Alegre/RS.

Published

2017-11-07

How to Cite

Zambon Azevedo, P., & Pantoja Giuliano, C. (2017). CORRELAÇÕES ENTRE O CROSS-CULTURAL DESIGN E A MODA. Revista Prâksis, 2, 99–112. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.1223