O IMPACTO DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO FATOR DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO

Autores

  • Simone Martins da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil)
  • Adriane Ribeiro Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2446

Palavras-chave:

Saúde mental, Distanciamento social, Instituições de ensino, Inclusão em educação

Resumo

A pandemia de COVID-19 e as medidas de contingenciamento como o distanciamento social e a suspensão de atividades presenciais de ensino, apesar de imprescindíveis, podem desencadear maior desconforto emocional e aumento do risco de doenças psiquiátricas, em especial, entre os grupos mais vulneráveis. O objetivo desse artigo é discutir os efeitos da pandemia e das medidas de contingenciamento sobre a saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção de saúde e bem-estar. Para tal, será considerada uma abordagem narrativa, com recortes de pesquisas sobre a saúde mental dos estudantes durante a pandemia e excertos de normativas e diretrizes educacionais sobre as medidas de prevenção e de enfrentamento da COVID-19 às instituições de ensino. Esta revisão evidencia que um número expressivo de estudantes, de diferentes níveis e modalidades de ensino, tiveram que lidar com os efeitos psicológicos causados pela ruptura da rotina pessoal e suspensão do ensino presencial. Os efeitos se revelaram na forma de sentimentos de medo, solidão, angústia, alterações de sono que podem evoluir para sintomas de estresse, ansiedade e depressão. As normativas e diretrizes educacionais, que regulamentam os sistemas educativos no Brasil, evidenciam que a educação deve abranger processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho e nas instituições de ensino. Desta forma, concluímos que é papel das instituições de ensino elaborarem planos que contemplem objetivos de aprendizagem que minimizem os impactos psicológicos impostos pela pandemia, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais existentes.

Biografia do Autor

Simone Martins da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/Brasil).

E-mail: m66637172@gmail.com

Adriane Ribeiro Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil).

E-mail: adrianerrosa@gmail.com

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

Silva, S. M. da, & Rosa, A. R. (2021). O IMPACTO DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO FATOR DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO. Revista Prâksis, 2, 189–206. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2446