O IMPACTO DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO FATOR DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO

Autores/as

  • Simone Martins da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil)
  • Adriane Ribeiro Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2446

Palabras clave:

Saúde mental, Distanciamento social, Instituições de ensino, Inclusão em educação

Resumen

A pandemia de COVID-19 e as medidas de contingenciamento como o distanciamento social e a suspensão de atividades presenciais de ensino, apesar de imprescindíveis, podem desencadear maior desconforto emocional e aumento do risco de doenças psiquiátricas, em especial, entre os grupos mais vulneráveis. O objetivo desse artigo é discutir os efeitos da pandemia e das medidas de contingenciamento sobre a saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção de saúde e bem-estar. Para tal, será considerada uma abordagem narrativa, com recortes de pesquisas sobre a saúde mental dos estudantes durante a pandemia e excertos de normativas e diretrizes educacionais sobre as medidas de prevenção e de enfrentamento da COVID-19 às instituições de ensino. Esta revisão evidencia que um número expressivo de estudantes, de diferentes níveis e modalidades de ensino, tiveram que lidar com os efeitos psicológicos causados pela ruptura da rotina pessoal e suspensão do ensino presencial. Os efeitos se revelaram na forma de sentimentos de medo, solidão, angústia, alterações de sono que podem evoluir para sintomas de estresse, ansiedade e depressão. As normativas e diretrizes educacionais, que regulamentam os sistemas educativos no Brasil, evidenciam que a educação deve abranger processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho e nas instituições de ensino. Desta forma, concluímos que é papel das instituições de ensino elaborarem planos que contemplem objetivos de aprendizagem que minimizem os impactos psicológicos impostos pela pandemia, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais existentes.

Biografía del autor/a

Simone Martins da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/Brasil).

E-mail: m66637172@gmail.com

Adriane Ribeiro Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil).

E-mail: adrianerrosa@gmail.com

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Publicado

2021-05-03

Cómo citar

Silva, S. M. da, & Rosa, A. R. (2021). O IMPACTO DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMO FATOR DE PROMOÇÃO E PROTEÇÃO. Revista Prâksis, 2, 189–206. https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2446