AFETIVIDADE NA PRÁTICA DO PROFESSOR NA ESCOLA DA INFÂNCIA

Autores

  • Denise D' Auria-Tardeli Universidade Metodista de São Paulo
  • Vanessa Takigami Alves Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo

DOI:

https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2749

Palavras-chave:

Afetividade, Infância, Prática docente

Resumo

Esta pesquisa de caráter qualitativo aborda o conceito da afetividade na prática pedagógica do professor da educação infantil, buscando entender os vínculos que são estabelecidos na relação didática-pedagógica cotidiana no ambiente escolar. Para isso, três unidades de ensino da rede municipal de São Bernardo do Campo, SP, localizadas em pontos geográficos relevantes da cidade, foram selecionadas para a realização de entrevistas com o corpo docente dessas escolas e análise dos projetos político-pedagógicos. O problema de pesquisa se configura na compreensão da afetividade na prática diária dos docentes, embasado nas teorias de Edward John Bowlby, Henri Wallon e Jean Piaget, além dos documentos oficiais do Ministério da Educação para a infância. Os resultados apontam a importância da afetividade na formação humana, nos relacionamentos interpessoais e no impacto à construção respeitosa entre adultos e crianças, contudo, identificada como um aspecto “natural” ao processo de desenvolvimento, sem ênfase à inserção curricular ou metodológica, ou estabelecida como um procedimento a ser planejado e organizado pelo educador e acompanhado pelo gestor das escolas de educação infantil.

Biografia do Autor

Denise D' Auria-Tardeli, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo/Brasil). E-mail: denisetardeli@gmail.com

Vanessa Takigami Alves, Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo

Mestra em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo/Brasil). Professora efetiva na Rede de Ensino Básico de São Bernardo do Campo (São Bernardo do Campo/Brasil). E-mail: vanessa.takigami@gmail.com

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

D’ Auria-Tardeli, D., & Takigami Alves, V. . (2021). AFETIVIDADE NA PRÁTICA DO PROFESSOR NA ESCOLA DA INFÂNCIA. Revista Prâksis, 1, 55–78. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.2749