LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS

Autores

  • Catarina Menezes Instituto Politécnico de Leiria
  • Maria José Gamboa Instituto Politécnico de Leiria
  • Marta Oliveira Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2.3866

Palavras-chave:

Leituras transmedia, Livros, Podcast, Comunidades leitoras, Educação

Resumo

A inovação tecnológica e a apropriação da tecnologia pelas pessoas, em contextos profundamente multimediáticos, têm vindo a alterar os modos de ler e de socializar leituras. No quadro de uma nova ecologia comunicacional, a tecnologia digital, em particular o podcast, constrói novas possibilidades de partilha e diálogo, redimensionando a dimensão sociocultural da leitura. Configura-se, assim, como um recurso que problematiza o conceito de leitura e os modos de ligar e formar leitores, desafiando à construção de comunidades informais que partilham as suas experiências de leitura. Neste sentido, apresenta-se o projeto Contrakapa, um podcast sobre livros e leituras, desenvolvido como projeto extracurricular, em contexto de ensino superior. A partir da aplicação de um questionário e da análise de conteúdo dos podcasts já publicados, pretende-se conhecer a forma como os participantes percecionam o seu envolvimento no projeto e o impacto que o mesmo teve/pode ter na sua construção enquanto leitores e elementos de uma comunidade leitora, nos seus modos de ler e de pensar o lugar da leitura e da literatura.  Como se envolvem os participantes no projeto? Que motivos orientam o seu envolvimento? Como avaliam essa participação? O que sentem quando produzem e ouvem o podcast? O que pensam sobre o impacto do projeto no seu percurso leitor? Os dados obtidos apontam para um envolvimento positivo com o projeto, salientando-se uma dimensão emocional, fundamental para a construção de itinerários pessoais de leitura e de comunidades de leitores, e, consequentemente, para a exploração das suas possibilidades formativas em dinâmicas transmediáticas.

Biografia do Autor

Catarina Menezes, Instituto Politécnico de Leiria

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra (Coimbra/Portugal). Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria e CI&DEI (Portugal)

Maria José Gamboa, Instituto Politécnico de Leiria

Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro (Coimbra/Portugal). Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria e CI&DEI (Portugal)

Marta Oliveira, Instituto Politécnico de Leiria

Licenciada em Comunicação e Media pelo Instituto Politécnico de Leiria (Leiria/Portugal). Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia dos Laboratórios de Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria/Portugal).

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Menezes, C., Gamboa, M. J., & Oliveira, M. (2024). LEITURAS TRANSMEDIA: O PODCAST NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES LEITORAS. Revista Conhecimento Online, 2. https://doi.org/10.25112/rco.v2.3866