CURRÍCULOS E POLÍTICAS/PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TECIDAS EM ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • Adriano Vargas Freitas Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Allan Rodrigues Universidade Estadual do Rio de Janeiro/PPGEDU

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.368

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículos, Etnomatemática

Resumo

No artigo apresentamos resultados de pesquisas que estão interligadas pelos campos: Currículos da/na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Etnomatemática e Práticas Curriculares Cotidianas. Consideramos que o destaque a este imbricamento auxilia a compreensão do Currículo e do processo de ensino/aprendizagem na EJA. Para isso, discutimos o seu processo educacional, tensões, objetivos e as especificidades de seus alunos. Na última parte analisamos resultados de recentes pesquisas da área de educação matemática que destacam a etnomatemática como referência para estes fazeres e saberes curriculares na EJA.

Biografia do Autor

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Educação Matemática (PUCSP), Mestre em Educação (UCP), especialista em Ensino de Matemática (UFRJ). Licenciado em Matemática.

Allan Rodrigues, Universidade Estadual do Rio de Janeiro/PPGEDU

Mestrando em Educação pela UERJ

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

Freitas, A. V., & Rodrigues, A. (2016). CURRÍCULOS E POLÍTICAS/PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TECIDAS EM ETNOMATEMÁTICA. Revista Conhecimento Online, 1, 46–56. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.368

Edição

Seção

Artigos Livres