A ETNOFÍSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.2795Palavras-chave:
Ensino de Física, Etnociências, Diversidade Cultural, MapeamentoResumo
Este artigo apresenta o resultado de uma investigação, cujo objetivo foi compreender como as pesquisas que abordam a Etnofísica se apresentam no cenário brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional. Para compor o corpus de análise desta pesquisa, foram realizadas buscas nos seguintes repositórios: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); e Google Acadêmico. Foram encontradas sete pesquisas, as quais foram analisadas conforme as categorias a priori: a) interesses e objetivos das pesquisas; b) bases teóricas que sustentam as pesquisas; c) contexto e metodologia das pesquisas; e d) principais resultados e contribuições das pesquisas para a área de Educação em Ciências. Os resultados apontam que ainda são poucas as pesquisas brasileiras que tratam sobre a Etnofísica, e as produções publicadas apresentam-se em duas direções: i) análise dos saberes e fazeres de profissionais em diferentes ramos, no intuito de verificar os conceitos Físicos presentes em suas práticas cotidianas; ii) elaboração de produtos educacionais que versem sobre o cotidiano dos estudantes, na busca por relacionar o que observado em suas rotinas diárias com os conceitos físicos.
Referências
ALMEIDA, K. P. G. A. A Etnofísica Paiter Suruí: dialogando sobre cosmologia. 246 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Departamento de Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia. Ji-Paraná, 2019.
ANACLETO, B. S. Etnofísica na lavoura de arroz. 2007. 101 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil. Canoas, 2007.
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
CORRÊA, F. J. S. Produção de farinha de mandioca: investigando uma prática pedagógica na perspectiva da etnofísica para o ensino de Física. 2016. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 2016.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Editora Ática, 1998.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
D’AMBROSIO, U. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, v.10, n.1, jan./jun. 2008.
DIEGUES, A. C.; ARRUDA, R. S. V. Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: MMA; São Paulo: USP, 2001.
GIL, A. C. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: EDITORA ATLAS S.A., 2002.
MADRUGA, Z. E. F.; BREDA, A. Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 3, n. 1, p. 67-81, 22 jul. 2017.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
NASCIMENTO, G. C. C. Mestre dos mares: o saber do território, o território do saber na pesca artesanal. In: CANANÉA, F. A. Sentidos de leitura: sociedade e educação. João Pessoa: Imprell, 2013, p. 57-68.
OLIVEIRA, I. C. A etnofísica nos anos iniciais do ensino fundamental. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Departamento de Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.
OLIVEIRA, M. M. Revisão de Literatura: literacia digital. In: EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, 12, 2015, Curitiba. Anais. Curitiba: 2015, p. 14348- 14356.
PRUDENTE, T. C. A. Etnofísica: uma estratégia de ação pedagógica possível para o Ensino de Física em turmas de EJA. 2010. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2010b/etnofisica.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.
ROSA, M.; OREY, D. Aproximando os diferentes campos de conhecimento em Educação: a Etnomatemática, a Etnobiologia e a Etnoecologia. VIDYA, v. 34, n. 1, p. 1-14, jan./jun., 2014.
ROSÁRIO, S. A. S. A Etnomatemática e a Etnofísica da cerâmica produzida na vila “Cuéra” em Bragança (PA). 83f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia). Universidade Federal do Pará, Bragança, 2018.
ROSÁRIO, S. A. S.; SARAIVA, L. J. C.; CARDOSO, S. R. P. A Etnofísica da cerâmica caeteuara da vila “Cuéra” em Bragança (PA). In: CRUZ, M. M. A.; ROSÁRIO, J. P. S.; ROSÁRIO. S. A. S.; FERNANDES, D. S. (Orgs.). Andanças (entre) lugares: 10 notas de pesquisa sobre a Amazônia Paraense. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
SILVA, F. A. Um curso de Física aplicado à educação escolar indígena. 2016. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.
SILVA, J. C. R. Etnofísica e gastronomia do noroeste mineiro: possibilidades para uma prática pedagógica no Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 2017.
SOUZA, E. S. R. Etnofísica, modelagem matemática, geometria... tudo no mesmo Manzuá. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 18, p. 99-112, jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Vladimir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.