COMUNICAÇÃO VISUAL E MUDANÇA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA MARCA OASIS (LEIRIA)
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.3864Palabras clave:
Comunicação visual, Design de comunicaçã, Branding, Mudança socialResumen
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento da identidade visual para a OASIS – Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social – instituição com mais de trinta anos de existência, localizada em Leiria (Portugal). Com o intuito de compreender as abordagens, processos e significados inerentes na construção da marca OASIS, procuramos ainda perceber como a implementação de uma identidade visual pode contribuir para a criação de valor em organizações sociais desta natureza, marcadas por um forte sentido de envolvimento comunitário. Desenvolvida em 2023, a identidade visual foi criada com o intuito de atualizar a linguagem comunicacional da instituição, refletindo o seu posicionamento, missão e valores. Para além de procurar incidir o olhar sobre o processo, os significados e os recursos utilizados na conceção, este trabalho visa ainda analisar o impacto percebido na implementação da marca. A conciliação de diferentes estratégias qualitativas, bem como o recurso a pressupostos da Semiótica Social e do Discurso Multimodal da Marca, permitem o foco nas possibilidades de intervenção do design de comunicação em organizações sociais e da perceção da sua prática como um importante elemento promotor de mudança social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Leonel Brites, Inês Conde , Nuno Correia de Brito
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.