CONSUMIDORAS JUVENIS: UM OLHAR SOBRE AS REVISTAS QUE CONVOCAM PARA UM MOVIMENTO DE CONSUMO COMO FORMA DE NÃO PARAR NO TEMPO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.357Palabras clave:
Consumo. Juventude. Pautas Publicitárias.Resumen
Em nossa sociedade de consumo, estar em movimento é imprescindível. O presente estudo tem como finalidade a aproximação dos estudos de Zygmunt Bauman à cultura de consumo do público feminino juvenil, ao problematizar as promessas contidas em pautas publicitárias e reportagens voltadas às adolescentes e veiculadas em duas revistas brasileiras. O artigo analisa duas edições das revistas Atrevidas e Todateen publicadas em outubro de 2014 e tem como foco o movimento de consumo em nossos tempos e o medo de ficar parado, o qual está diretamente ligado ao consumo de bens e produtos. O trabalho propõe uma discussão sobre o fato de essas revistas instigarem as leitoras jovens a estar em movimento constante, consumindo os produtos usados por celebridades nacionais e internacionais – estampados em suas páginas –, dando, assim, legitimidade ao produto. Além disso, as revistas analisadas destacam o comportamento, o estilo e o modo de vida das famosas no intuito de incentivar o público jovem feminino a copiá-las.
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: As Consequências Humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BAUMAN, Zygmunt Vida para o Consumo: A Transformação das Pessoas em Mercadoria . Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Danos Colaterais: Desigualdades Sociais Numa Era Global. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
KLEIN, Naomi. Sem Logo: A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido. Rio de Janeiro: Record. 2009.
REVISTA ATREVIDA. Número 241. São Paulo. Outubro de 2014.
REVISTA TODATEEN. Número 227. São Paulo. Outubro de 2014.
SARLO. Beatriz. Cenas da Vida Pós-Moderna: Intelectuais, Arte e Videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora. UFRJ. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.