PARA QUEM O “INVERNO É TUDO DE BOM”? SOBRE UMA DIDÁTICA DO CONSUMIDOR-CIDADÃO
ON A DIDACTICS OF THE CONSUMER CITIZEN
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v3.2712Palavras-chave:
Pedagogias da Mídia, Cidadania, ConsumoResumo
Este artigo problematiza as estratégias presentes no vídeo institucional veiculado pela RBS TV e intitulado “Inverno é tudo de bom”, que apresenta uma versão das relações culturais contemporâneas mediadas pelo consumo. Busca possibilidades de criar modos alternativos de abordar a formação pedagógica, que dizem respeito não somente ao que está instituído na e pela escola, mas também ao que circula em outros espaços pedagógicos. O objetivo é questionar as formas como diferentes instâncias (principalmente a mídia e a publicidade) vêm produzindo cidadãos aptos para o mercado e para o consumo. Nesse sentido, a análise leva a entender como a narrativa apresentada no vídeo, constituída na articulação entre imagens e canção, endereça ao espectador, com um didatismo próprio, um modelo de comportamento desejável a um indivíduo que deve conhecer e legitimar seu lugar, simultaneamente como participante ativo do mercado e como um cidadão que se reconhece justificado moralmente em seu papel na sociedade.
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