PARA QUEM O “INVERNO É TUDO DE BOM”? SOBRE UMA DIDÁTICA DO CONSUMIDOR-CIDADÃO

ON A DIDACTICS OF THE CONSUMER CITIZEN

Autores

  • Luis Fernando Lazzarin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v3.2712

Palavras-chave:

Pedagogias da Mídia, Cidadania, Consumo

Resumo

Este artigo problematiza as estratégias presentes no vídeo institucional veiculado pela RBS TV e intitulado “Inverno é tudo de bom”, que apresenta uma versão das relações culturais contemporâneas mediadas pelo consumo. Busca possibilidades de criar modos alternativos de abordar a formação pedagógica, que dizem respeito não somente ao que está instituído na e pela escola, mas também ao que circula em outros espaços pedagógicos. O objetivo é questionar as formas como diferentes instâncias (principalmente a mídia e a publicidade) vêm produzindo cidadãos aptos para o mercado e para o consumo. Nesse sentido, a análise leva a entender como a narrativa apresentada no vídeo, constituída na articulação entre imagens e canção, endereça ao espectador, com um didatismo próprio, um modelo de comportamento desejável a um indivíduo que deve conhecer e legitimar seu lugar, simultaneamente como participante ativo do mercado e como um cidadão que se reconhece justificado moralmente em seu papel na sociedade.

Biografia do Autor

Luis Fernando Lazzarin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). E-mail: fernando.lazza@gmail.com

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Lazzarin, L. F. (2021). PARA QUEM O “INVERNO É TUDO DE BOM”? SOBRE UMA DIDÁTICA DO CONSUMIDOR-CIDADÃO: ON A DIDACTICS OF THE CONSUMER CITIZEN. Revista Conhecimento Online, 3, 69–81. https://doi.org/10.25112/rco.v3.2712