POÉTICA E MEMÓRIA: OBJETOS-LEMBRANÇA, AFETIVIDADE E IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.228Resumo
O presente texto trata de aspectos conceituais relacionados à obra de arte “Ausência x Presença: memórias afetivas”. A obra está composta por imagens fotográficas que refletem sobre passado e presente, memória, identidade e afetividade. Apresenta elementos biográficos relativos à minha história de vida, remetendo especificamente a duas fases: a infância e a juventude. E, nesse sentido, o passado (ausência) configura-se como rememoração da infância. E o presente (presença) está relacionado à juventude. Objetivou-se estabelecer as relações entre fotografia, documento e arte contemporânea. A metodologia utilizada consta de pesquisa bibliográfica e uma abordagem que enfatiza a relação entre arte e literatura. Constatou-se que o processo de criação fotográfica resgatou metaforicamente o passado, recuperando a memória, através da ressignificação de objetos e retratos de família, pelo viés da arte contemporânea.
Palavras-chave: Ausência. Presença. Fotografia. Identidade. Arte contemporânea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.