LITERATURA JUVENIL NO PNLD LITERÁRIO 2020: UMA ANÁLISE DE OBRAS SELECIONADAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1.3518Palabras clave:
Literatura juvenil, PNLD Literário, Cultura juvenilResumen
O PNLD Literário estabeleceu-se como a maior política pública de fomento à leitura no âmbito nacional, substituindo seu antecessor, o PNBE. Entre 2020 e 2021, o projeto de pesquisa “PNLD Literário 2020 – Tendências da literatura juvenil” acompanhou o desenvolvimento e a efetivação do programa, proporcionando análises das obras que chegavam às escolas. Assim, o presente trabalho apresenta análises de obras selecionadas pelos professores do sistema educacional do município de João Pessoa através do PNLD Literário na sua edição de 2020. As obras analisadas fazem parte da literatura juvenil, um campo ainda em desenvolvimento no país, o qual também ainda carece de fortuna crítica no seu campo de estudos. A partir dos critérios de Antunes (2019) e Ceccantini (2020) as análises objetivaram parâmetros notáveis do gênero, a fim de avaliar a qualidade estética dos textos escolhidos, sendo eles: Quando meu pai perdeu o emprego (2018); Irmão Negro (2018); Malala, a menina que queria ir para a escola (2018); e A face oculta: uma história de bullying e cyberbulling (2018). No conjunto, as obras mostraram semelhanças na utilização de artifícios narrativos simplificados e, em alguns casos, uma despreocupação em proporcionar uma experiência estética aos estudantes os quais os livros são destinados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 José Etham de Lucena Barbosa Filho, Daniela Maria Segabinazi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.