INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1316

Keywords:

Interdisciplinaridade. Ensino de graduação. Bacharelados interdisciplinares.

Abstract

A sociedade do século XXI e os desafios que ela apresenta, advindos especialmente da globalização e do desenvolvimento tecnológico, requer a produção de novos conhecimentos e a formação de recursos humanos qualificados, o que impacta diretamente no papel das universidades. Nesse contexto, o ensino superior e, especialmente, os cursos de bacharelado não podem mais restringir-se à formação de profissionais com conhecimentos técnicos e específicos de uma determinada área, mas precisam preparar os alunos para resolverem problemas complexos com criatividade e criticidade, além de desenvolverem habilidades como comunicação e trabalho em equipe. Para tanto, ressalta-se as contribuições da interdisciplinaridade que, embora não constitua uma ideia nova no campo educacional, no âmbito do ensino superior, ainda esbarra nas históricas, rígidas e fragmentadas estruturas universitárias. Considerando o exposto, realizou-se uma revisão sistemática de conteúdo, em teses e dissertações realizadas nos últimos três anos, a fim de identificar as experiências interdisciplinares desenvolvidas no ensino de graduação. Optou-se pela análise aprofundada dos trabalhos referentes à implantação de bacharelados interdisciplinares. A análise dos resultados revelou um duplo movimento, de um lado a insegurança dos estudantes frente ao novo, a preocupação com as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e a necessidade de formação dos professores para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares. De outro, apontou o reconhecimento por parte dos egressos da formação de caráter generalista, humanista e artística proporcionada pelos bacharelados interdisciplinares, com ênfase na autonomia do estudante nas escolhas curriculares, questões que constituem um dos planos de fundo do projeto pedagógico desses cursos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Ensino de graduação. Bacharelados interdisciplinares.

 

ABSTRACT

The 21st century society and the challenges it presents, resulting especially from the globalization and the technological development, require a production of new knowledge and a qualified human resources training, which impacts directly in the role played by universities. In this context, the higher education and, especially, the bachelor’s degrees, may no longer restrict themselves to the qualification of professionals with technical knowledge, specific of a determined area, but need to prepare them to solve complex problems with creativity and criticality, in addition to develop abilities such as communication and group work. For this purpose, we highlight the contributions of interdisciplinarity that, although it doesn’t constitute a new idea in the educational field, still faces historical, rigid and fragmented academic structures in the higher education scope. Considering what was now exposed, we realized a systematic review of material, through the analysis of thesis and dissertations made in the last three years, in order to identify the interdisciplinary experiences developed in the undergraduate teaching. A deeper analysis of the works that refer to the implantation of interdisciplinary bachelor’s was opted. The analysis of the results revealed a double movement, from one side the insecurity of the students when faced with the new, the preoccupation with the possibilities of insertion in the job market and the necessity of professors’ training for the development of interdisciplinary practices. From the other side, it indicated recognition from the graduated students of the generalist, humanistic and artistic qualification offered by the interdisciplinary bachelor’s, with emphasis in the autonomy of the students in their choice of courses, aspects that constitute one of the backgrounds of these bachelor’s pedagogical project.

Keywords: Interdisciplinarity. Undergraduate teaching. Interdisciplinary bachelor’s.

Author Biographies

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/ Brasil). Professor na Universidade La Salle (Canoas/ Brasil). E-mail: gilberto.silva@unilasalle.br

Moana Meinhardt, Universidade Feevale

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: moanam@feevale.br.

Published

2018-07-11

How to Cite

Silva, G. F. da, & Meinhardt, M. (2018). INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: A IMPLANTAÇÃO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Revista Conhecimento Online, 2, 03–24. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1316

Issue

Section

Artigos Livres