VALORACIÓN DE ACCIONES DE INTEGRIDAD EN LA INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v2.3853Palavras-chave:
Etica, Integridade, Pesquisa, UniversidadeResumo
A integridade na investigação é um valor incontornável para as universidades. São várias as instituições e organizações comprometidas com a pesquisa que oferecem pautas para garantir a integridade nas diferentes ações que implica toda atividade investigadora. O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção do pessoal docente e pesquisador universitário sobre as condutas éticas que devem ser respeitadas nas pesquisas da área de conhecimento de Ciências Sociais e Jurídicas e de Ciências e evidenciar a possível existência de diferenças entre os dois ramos do conhecimento. Para dar conta destes objectivos realizou-se um estudo descritivo e aplicou-se a uma amostra de docentes universitários de três universidades públicas espanholas um questionário em linha, desenhado ad hoc para o estudo. Os resultados obtidos mostram a existência de certos comportamentos que violam a integridade na investigação científica e de diferenças significativas neste tipo de práticas entre os dois campos de conhecimento. Além disso, torna-se evidente a necessidade de acções que garantam a integridade científica nas instituições de ensino superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Maria Porto Castro, María Josefa Mosteiro García, Enelina M. Gerpe Pérez, Jesús Miguel Muñoz Cantero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.