CURRÍCULOS E POLÍTICAS/PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TECIDAS EM ETNOMATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.368Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Currículos, EtnomatemáticaResumo
No artigo apresentamos resultados de pesquisas que estão interligadas pelos campos: Currículos da/na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Etnomatemática e Práticas Curriculares Cotidianas. Consideramos que o destaque a este imbricamento auxilia a compreensão do Currículo e do processo de ensino/aprendizagem na EJA. Para isso, discutimos o seu processo educacional, tensões, objetivos e as especificidades de seus alunos. Na última parte analisamos resultados de recentes pesquisas da área de educação matemática que destacam a etnomatemática como referência para estes fazeres e saberes curriculares na EJA.
Referências
ALVES, N. Decifrando o pergaminho – os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, N e OLIVEIRA, I. Pesquisas nos/dos/com os cotidianos das escolas sobre redes de sabres. Petrópolis: DP et Alli, 2008.
BELLO, S. E. L. Diferenciação, relações de poder e etnomatemática: historiografia, perspectivas e (res)significações. Horizontes (EDUSF), v24, n1, 2006.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Casa Civil. Brasília, DF, 1988.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei 9.394. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1996.
________. Parecer n011/2000 do CNE/CEB. Aprovado em 10/05/2000. Assunto: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecerista: Cury, Carlos Roberto Jamil. Brasília, DF, 2000.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a
Modernidade. Coleção Tendências em Educação Matemática. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano 1. Petrópolis: Vozes, 1994.
DUARTE, C. G. Etnomatemática, currículo e práticas sociais do mundo da construção civil. Educação UNISINOS, v5, n9, 2004.
FANTINATO, M. C. C. B. e VIANNA, M. A. A Etnomatemática na Formação Continuada de Professores de Matemática da Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro. Boletim GEPEM, n51, 2007.
FONSECA, M. da C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos. 2a edição: Autêntica. Belo Horizonte, MG. 2007.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOODSON, I. F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995.
HADDAD, S. O estado da arte das pesquisas em Educação de Jovens e Adultos no Brasil: A produção discente da pós-graduação em educação no período 1986 – 1998. São Paulo: Ação Educativa, 2000.
KLINKE, K., ANTUNES, H. S. A modalidade de educação de jovens e adultos (EJA) em perspectiva: práticas escolares de letramento e formação de professores(as). Educação Santa Maria. V33, n3, p.441-456. 2008.
KNIJNIK, G. “A vida deles é uma matemática”: regimes de verdade sobre a educação matemática de adultos do campo. Educação UNISINOS, v10 (1), 2006.
MARINHO, S. P. P. Novas tecnologias e velhos currículos: já é hora de sincronizar. In: Revista E-curriculum, São Paulo, v. 2, n. 1, dez. 2006, p. 1-27. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum; acesso em 12 nov. 2014.
__________SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
__________Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP ET Alii: Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012
SANTANA, L. G. A formação Continuada de Professores de EJA: uma reflexão sobre a prática. Pesquisas e Práticas em Educação Matemática, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.