CONSUMIDORAS JUVENIS: UM OLHAR SOBRE AS REVISTAS QUE CONVOCAM PARA UM MOVIMENTO DE CONSUMO COMO FORMA DE NÃO PARAR NO TEMPO

Autores

  • Robson da Silva Constante Universidade Feevale
  • Saraí Patrícia Schmidt Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.357

Palavras-chave:

Consumo. Juventude. Pautas Publicitárias.

Resumo

Em nossa sociedade de consumo, estar em movimento é imprescindível. O presente estudo tem como finalidade a aproximação dos estudos de Zygmunt Bauman à cultura de consumo do público feminino juvenil, ao problematizar as promessas contidas em pautas publicitárias e reportagens voltadas às adolescentes e veiculadas em duas revistas brasileiras. O artigo analisa duas edições das revistas Atrevidas e Todateen publicadas em outubro de 2014 e tem como foco o movimento de consumo em nossos tempos e o medo de ficar parado, o qual está diretamente ligado ao consumo de bens e produtos. O trabalho propõe uma discussão sobre o fato de essas revistas instigarem as leitoras jovens a estar em movimento constante, consumindo os produtos usados por celebridades nacionais e internacionais – estampados em suas páginas –, dando, assim, legitimidade ao produto. Além disso, as revistas analisadas destacam o comportamento, o estilo e o modo de vida das famosas no intuito de incentivar o público jovem feminino a copiá-las.

Biografia do Autor

Robson da Silva Constante, Universidade Feevale

Doutorando no Programa Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (2013-2017). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Feevale (2006) e mestrado em Memória Social e Bens Culturais pelo Centro Universitário La Salle - Canoas (2013). Atualmente é bolsista integral/CNPq na Universidade Feevale. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, memória, inovação, marketing, blog e jovens adolescentes e consumo

Saraí Patrícia Schmidt, Universidade Feevale

Doutora em Educação – UFRGS – Professora e pesquisadora da Universidade Feevale nos programas de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Processos e Manifestações Culturais.

Referências

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Publicado

2016-04-14

Como Citar

Constante, R. da S., & Schmidt, S. P. (2016). CONSUMIDORAS JUVENIS: UM OLHAR SOBRE AS REVISTAS QUE CONVOCAM PARA UM MOVIMENTO DE CONSUMO COMO FORMA DE NÃO PARAR NO TEMPO. Revista Conhecimento Online, 1, 32–45. https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.357

Edição

Seção

Artigos Livres